Imposto de Renda 2024: O que é declaração pré-preenchida? Como fazer? Quais as vantagens?

O envio das declarações do Imposto de Renda 2024 começa no dia 15 de março e vai ate 31 de maio

Por — Brasilia


Veja como fazer a declaração pré-preenchida Fábio Rossi/Agência O Globo

Os brasileiros obrigados a declarar seus salários, aposentadorias ou outros rendimentos para a Receita Federal no Imposto de Renda de 2024 (IR 2024) podem poupar tempo se escolherem o modelo de declaração pré-preenchida, lançado em 2014 e aprimorado ao longo dos anos.

Data para declarar Imposto de Renda 2024

O envio das declarações começa no dia 15 de março e vai ate 31 de maio, tendo como ano-base 2023. A Receita Federal divulgará nos próximos dias o detalhamento para que os contribuintes possam informar os valores recebidos ao longo do ano passado.

Como funciona a declaração pré-preenchida?

As pessoas físicas que optarem por esse modelo iniciam a declaração já com diversos campos preenchidos. Assim, as pessoas devem ir complementando as informações ou corrigir eventual erro. Para isso, é necessário uma conta no gov.br de nível prata ou ouro.

Quais são as informações da declaração pré-preenchida?

Geralmente, já constam no pré-preenchimento informações declaradas em anos anteriores e também receitas e despesas já informadas por outras fontes, como salários e despesas com saúde. Além disso, o Fisco verifica dados de empresas ou entidades que já foram repassados.

Quais exemplos?

Os empregadores enviam a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com informações dos salários dos empregados. As imobiliárias, por outro lado, enviam a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). Cartórios, prestadoras de serviços de saúde e instituições financeiras são outros exemplos.

Os cinco homens mais ricos do planeta estão...mais ricos ainda

5 fotos
Somadas, fortunas dos cinco bilionários atingiram US$ 869 bilhões (R$ 4,2 trilhões) no ano passado

A maioria dessas informações são devidamente declaradas à Receita Federal até o fim de fevereiro de cada ano, segundo o Ministério da Fazenda. Assim, há a necessidade de um prazo para consolidação desses dados, antes do início do declarção do IR feita por pessoas físicas.

Quais as vantagens da declaração pré-preenchida?

Como o contribuinte não precisa inserir manualmente todos os dados, o processo de declaração é mais rápido. Além disso, no ano passado, quem adotava o modelo pré-preenchido tinha prioridade na hora de receber a restituição.

— Com essa facilidade oferecida, erros e inconsistências são evitados. Além disso, a declaração pré-preenchida é protegida por um alto nível de segurança, o que reduz o risco de fraudes e aumenta a confiabilidade das informações prestadas — afirma Mozar Carvalho, fundador da Machado de Carvalho Advocacia.

Quando estará disponível a declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida, no ano passado, ficou disponível a partir de 15 de março, já na abertura do prazo de entrega do IR. A Receita pode repetir pode repetir prazo neste ano.

Como consultar a declaração pré-preenchida?

O modelo pré-preenchido fica disponível em todas as plataformas da Receita Federal: programa IRPF para computador, aplicativo "Meu Imposto de Renda" para tablets e celulares. Lembrando que é necessário ter conta no gov.br, com nível prata, no mínimo.

— É importantíssimo se atentar à revisão da complementação das informações pré-preenchidas, dado que a responsabilidade pelos dados fornecidos é sempre do contribuinte — menciona Lucas Martini de Aguiar, advogado tributarista do HRSA Sociedade de Advogados.

Mais recente Próxima Imposto de Renda 2024: sua empresa não entregou ainda o informe de rendimentos? Veja como acessar