Imposto de Renda 2024: acha que não vai dar tempo? Veja por que é melhor entregar declaração incompleta hoje e retificar depois

Assim, é possível escapar da multa por atraso, que pode variar entre R$ 165,74 (mesmo que não haja nada a pagar) e 20% do imposto devido no ano

Por — Rio


Imposto de Renda 2024.Veja por que é melhor entregar declaração incompleta hoje e retificar depois Márcia Foletto/Agência O Globo

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda. Mas se você ainda não acertou as contas com a Receita Federal e ainda tem muito trabalho pela frente, não desista: é melhor enviar os dados incompletos para depois retificar do que não entregar nada.

Assim, é possível escapar da multa por atraso — que pode variar entre R$ 165,74 (mesmo que não haja nada a pagar) e 20% do imposto devido no ano.

Segundo a Receita Federal, até esta quinta, cerca de 5,64 milhões de contribuintes ainda não tinham enviado a declaração.

Para quem se atrasa no envio da declaração, o valor da multa começa a contar entre o dia seguinte ao da data-limite de entrega e termina na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal.

Imposto de Renda 2024: Gil explica - Tipos de declaração

Retificadora

Especialistas orientam que quem deixar para a última hora ou estiver confuso com informações e documentos no fim do prazo pode optar pelo envio incompleto do documento e depois fazer a chamada declaração retificadora, fazendo as alterações necessárias e incluindo o que ficou de fora.

A Receita Federal exige apenas o preenchimento da ficha de identificação para enviar o IR. A aba é onde o contribuinte deve informar dados como nome, telefone e endereço. Também é nesse formulário que se deve informar os dependentes.

Ficha de identificação do contribuinte no programa do IRPF2024 — Foto: Reprodução

Mas atenção: a declaração precisa ser enviada já com a escolha por um modelo de tributação. A declaração simplificada é indicada para quem tem poucas despesas dedutíveis, porque se aplica um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo de imposto.

Já a declaração completa é recomendada para quem tem muitas deduções legais. Assim, despesas médicas, educacionais e com dependentes podem ser descontadas. Como só é possível mudar a forma de tributação até o dia 31 de maio, o contribuinte que for entregar o informe incompleto já deve ter escolhido qual modelo da declaração, avaliando qual poderá lhe render mais desconto.

Mais recente Próxima Hoje é o último dia para entregar o formulário do Imposto de Renda 2024: veja como declarar