Mundo Estados Unidos

'Nós conseguimos': Ketanji Jackson comemora na Casa Branca confirmação histórica para a Suprema Corte

Indicada por Joe Biden, a primeira juíza negra do mais alto tribunal dos EUA diz que tomará decisões 'sem medo ou favor'
Joe Biden abraça Ketanji Brown Jackson nos jardins da Casa Branca: nomeação histórica Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS
Joe Biden abraça Ketanji Brown Jackson nos jardins da Casa Branca: nomeação histórica Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS

WASHINGTON — Indicada pelo presidente Joe Biden, Ketanji Brown Jackson comemorou nesta sexta-feira sua confirmação histórica como a primeira mulher negra a servir na Suprema Corte dos EUA, dizendo, em um evento ao ar livre na Casa Branca, que nos EUA "tudo é possível".

Leia mais: Senado dos EUA confirma Ketanji Brown Jackson como a primeira mulher negra na Suprema Corte

Jackson, juíza federal de apelação, foi confirmada no cargo vitalício pelo Senado na quinta-feira, com uma votação de 53 a 47, em um marco para o país e em uma vitória política para o presidente democrata. Aos 51 anos, Jackson substituirá o juiz aposentado Stephen Breyer, de 83, no bloco liberal de um tribunal com uma maioria conservadora na proporção de 6 para 3.

— Foram necessários 232 anos e 115 nomeações anteriores para uma negra ser selecionada para servir na Suprema Corte dos EUA — disse Jackson na Casa Branca sob céu ensolarado, em um dia ameno de primavera. — Mas nós conseguimos, conseguimos, todos nós, todos nós. E nossos filhos estão me dizendo que veem agora, mais do que nunca, que aqui nos EUA tudo é possível.

Desequilíbrio: Biden cria comissão para estudar ampliação das cadeiras da Suprema Corte, hoje controlada por conservadores

O cenário ao ar livre foi escolhido em parte como medida de segurança contra a Covid-19, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em meio a um aumento de casos na região de Washington, com uma série de democratas no círculo íntimo de Biden tendo contraído o coronavírus.

— Vamos olhar para trás e ver que este é um momento de mudança real na história americana — disse Biden.

Questionamentos : Em sabatina, indicada de Biden para a Suprema Corte rebate críticas de que seria 'leniente' na aplicação da lei

Aplaudida de pé pelo público, Jackson agradeceu a Biden e disse que estar ali, após a confirmação de seu nome para a Suprema Corte, era “a maior honra da sua vida". Ela disse que vai tomar decisões de forma independente no tribunal superior, "sem medo ou favor", e com o objetivo de defender o Estado de direito.

As mulheres negras são um importante eleitorado democrata e ajudaram a impulsionar Biden a se tornar o candidato do partido em 2020, com uma vitória importante na primária da Carolina do Sul.

'Dia da esperança'

Biden fez uma promessa de campanha de nomear uma mulher negra para o principal órgão judicial do país. Quando Jackson substituir Breyer — no fim do mandato atual do tribunal, geralmente no fim de junho —, ela se tornará a 116ª pessoa a servir no tribunal superior.

Sucessão: Juiz progressista da Suprema Corte dos EUA irá se aposentar, permitindo a primeira indicação de Biden à Corte

Até o momento todos eram brancos, com exceção de três integrantes, sendo dois negros, incluindo o atual juiz Clarence Thomas, e a hispânica Sonia Sotomayor, também hoje na corte.

Kamala Harris, que se tornou a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente, observou durante a cerimônia que a confirmação de Jackson também significa que quatro mulheres servirão juntas na Suprema Corte pela primeira vez.

— Quando assumi o compromisso de nomear uma negra para a Suprema Corte, pude ver esse dia — disse Biden. — Poderia vê-lo como um dia de esperança, um dia de promessa, um dia de progresso.

Mudança: ‘Estava mais do que na hora’: Biden reafirma que designará uma mulher negra para a Suprema Corte

Biden disse que sabia que sua candidata à Suprema Corte passaria por um processo de confirmação doloroso e difícil.

— O que a juíza Jackson passou foi muito além disso: o abuso verbal, a raiva, as constantes interrupções, as afirmações e acusações mais vis e sem fundamento. Diante de tudo isso, a juíza Jackson mostrou o incrível caráter e integridade que possui, seu equilíbrio — acrescentou Biden.

Durante suas audiências de confirmação no mês passado, alguns senadores republicanos seguiram linhas hostis de questionamento, inclusive acusando-a de ser muito branda como juíza na condenação de infratores de pornografia infantil.

Choque necessário

Biden vem sofrendo nas pesquisas de opinião, com a alta inflação e a invasão da Ucrânia pela Rússia, levando as preocupações geopolíticas à tona. A confirmação de Jackson — superando a oposição republicana — pode ser um choque necessário para animar os eleitores negros e outros progressistas antes das eleições de meio de mandato, em 8 de novembro, nas quais os democratas correm o risco de perder o controle de uma ou ambas as câmaras do Congresso.

Uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos concluída na terça-feira mostrou que o índice de aprovação pública de Biden subiu esta semana para 45%, um aumento de 3 pontos percentuais em meio a um apoio mais forte de dentro de seu Partido Democrata. Na pesquisa, a aprovação de Biden entre as minorias foi de 53%.

Entre os convidados para o evento estavam membros da família de Jackson, senadores dos EUA, líderes democratas da Câmara dos Deputados, personalidades trabalhistas e grupos de interesse.

  翻译: