Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo; Agências Internacionais — Washington

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um duro discurso nesta sexta-feira criticando a decisão da Suprema Corte de revogar o direito ao aborto e chamou o veredicto de "erro trágico" movido por uma "ideologia extrema". Biden cobrou que o Congresso aprove uma lei federal sobre o tema e evocou a campanha para as eleições legislativas de novembro, exortando os eleitores a continuar a luta de forma "pacífica" e a defender "nas urnas" as liberdades individuais.

— Esse é o resultado de um esforço deliberado de décadas para acabar com o equilíbrio de nossas leis, é a concretização de uma ideologia extrema, um erro trágico. A Suprema Corte fez algo que nunca havia feito antes, que é retirar um direito constitucional dos americanos. A América volta 150 anos no tempo — enfatizou o democrata na Casa Branca, após a sentença ser conhecida. — É um dia triste para a Suprema Corte e para os Estados Unidos.

Biden usou o discurso para pedir que o aborto seja transformado em lei federal e lembrou aos eleitores que a única maneira de defender o direito da mulher no Congresso é elegendo "senadores e líderes locais" nas eleições de novembro. O democrata admitiu que a atual configuração do Congresso, com o Senado dividido ao meio entre democratas e republicanos, impede o avanço de qualquer lei nesse sentido e pediu que os eleitores votem em candidatos que apoiem a causa:

— Os eleitores precisam fazer suas vozes serem ouvidas. Precisamos eleger senadores e líderes locais para proteger esse direito e restaurar essa decisão nas eleições de meio de mandato [presidencial]. Tudo isso estará em jogo no voto, e eu farei tudo que estiver ao meu alcance para proteger a saúde da mulher.

O tom foi similar ao da vice-presidente, Kamala Harris, que tocou no assunto durante um discurso pré-planejado sobre o acesso à serviços de saúde materna nesta sexta. Afirmando que os americanos devem usar seu voto para dar "palavra final" sobre o assunto, ela classificou o veredicto como uma "crise de saúde":

— Por quase 50 anos, falamos sobre o que Roe contra Wade protege (...). A partir de hoje, desse minuto, podemos falar apenas sobre o que Roe contra Wade protegia. No pretérito — disse a vice, durante uma visita a Plainfield, Illinois. — É a primeira vez na história do nosso país que um direito constitucional foi removido do povo americano.

Atualmente, as pesquisas indicam que, nas eleições de novembro, os democratas correm o risco de perder a atual maioria na Câmara e a maioria de um voto no Senado, só garantida pelo voto de minerva da vice-presidente. Além disso, haverá renovação de 36 dos 50 governadores e de vários cargos eletivos nos estados.

Embora tenha afirmado hoje à Fox News que a decisão da Suprema Corte "segue a vontade de Deus" e a Constituição, o ex-presidente Donald Trump, que mantém grande influência no Partido Republicano, teria comentado em privado, segundo o New York Times, que o veredicto pode prejudicar a sigla nas urnas.

— Três juízes nomeados por um presidente estão no centro da decisão de hoje de eliminar um direito fundamental às mulheres do país.

Em seu discurso, ao criticar a falta de equilíbrio na Suprema Corte, Biden lembrou que Trump foi responsável por escolher três juízes conservadores durante seu mandato. Com isso, o tribunal ficou com seis juízes nomeados por presidentes republicanos, e apenas três por democratas.

No discurso, Biden destacou ainda que "a saúde e a vida das mulheres neste país estão agora em perigo" e lembrou que elas "poderão ser punidas por quererem proteger sua própria saúde", assim como os médicos, que poderão ser "criminalizados por fazer seu dever". Ele citou a movimentação de parte dos estados para restringir ou até mesmo proibir o aborto com leis que aguardavam apenas a decisão da Suprema Corte para entrar em vigor.

O democrata citou ainda esforços de alguns estados de dificultar o acesso a remédios abortivos e lembrou que eles não são proibidos nos EUA.

— Meu governo se compromete a garantir o acesso a estes medicamentos, aprovados pela FDA [órgão equivalente à Anvisa], independentemente das decisões estaduais. É uma sombra que se lança sobre o país.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Thairo Arruda assinou ofício nesta semana, pedindo providências contra equipe que apitou o clássico contra o Vasco

CEO do Botafogo cobra CBF por lances polêmicos contra o clube: 'Até quebrar a perna?'

Estado jamaicano decretou toque de recolher; população corre para comprar mantimentos

Após destruição no Caribe, Furacão Beryl avança para o México

Ex-presidente uruguaio se encontrou com antigos combatentes para discutir implementação de acordo de cooperação firmado em 2016

'Degradação moral e política': partido da ex-guerrilha FARC pede apoio a Mujica para garantir 'paz na Colômbia'

Mateus Carvalho e Vegetti marcaram os gols da partida, uma vitória por 2 a 0

Vasco fica com um a mais ainda no primeiro tempo, vence o Fortaleza e sobe na tabela

Cruz-maltino conseguiu importante vitória no Brasileiro e segue sem perder para o Leão do Pici jogando em São Januário

Sem derrota em casa: Vasco mantém a escrita positiva contra o Fortaleza na história do confronto

Com demora do novo texto, MEC fechou acordo para o governo trabalhar pela rápida aprovação da extensão das atuais metas na Câmara; texto segue para a sanção presidencial

Câmara aprova prorrogação do Plano Nacional de Educação

Companheira do lateral-direito deixou seu apoio nas redes sociais após ele decidir o jogo para o alvinegro

'Meu maior orgulho': namorada se derrete por Mateo Ponte, autor do gol da vitória do Botafogo

Decisão atendeu a pedido da estatal, que conseguiu se desfazer de um compromisso assumido em 2019 quando o órgão de defesa da concorrência determinou a abertura do mercado de combustíveis

Petrobras e Cade formalizam aditivo a acordo que desobriga Petrobras de vender refinarias

Pedro Ricardo Conceição da Rocha, preso em julho de 2023, responde pelos crimes de associação criminosa, estupro qualificado e coletivo, estupro de vulnerável e corrupção de menores

Justiça condena criador de grupo no Discord que praticava estupros virtuais e induzia atos de extrema violência a 24 anos de prisão
  翻译: