Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo, com agências internacionais — Nova York

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que partiu dele a decisão de contestar o resultado das eleições de 2020, em que houve uma série de tentativas de reverter sua derrota para o democrata Joe Biden, embora tenha ouvido assessores defenderem a tese da fraude.

— Ouvi pessoas diferentes e, quando juntei tudo, [percebi que] a eleição foi fraudada — disse Trump em uma entrevista exibida pela rede americana NBC no domingo. — Quanto a se acredito ou não que houve fraude? Claro. A decisão foi minha.

Atuação de Trump logo após a divulgação do resultado das eleições é o que motiva boa parte das ações judiciais que enfrenta atualmente na Justiça, colocando em risco sua nova candidatura à Presidência.

Em um dos casos, que corre em Washington, Trump é acusado de obstrução e fraude por tentar se manter no poder após a derrota eleitoral. Também é investigada sua participação nos atos de 6 de janeiro de 2021, que terminaram com a invasão do Capitólio por extremistas que contestavam o resultado eleitoral.

Telão mostra imagem de Trump em 6 de janeiro, dia da invasão do Capitólio, durante audiência da Câmara — Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP
Telão mostra imagem de Trump em 6 de janeiro, dia da invasão do Capitólio, durante audiência da Câmara — Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP

Na Geórgia, os promotores apresentaram 13 acusações (no processo judicial americano, cada ação delitiva exige uma acusação à parte) contra o ex-presidente, incluindo falsificação e racketeering (organização criminosa) pelo mesmo motivo. No caso do estado do sul do país, Trump chegou a telefonar para um autoridade eleitoral republicana para pedir que "encontrasse" votos suficientes para mudar o resultado da eleição.

Na entrevista à TV americana, Trump disse ter ignorado advogados e outros conselheiros do Partido Republicano e da Casa Branca que opinaram que aceitasse a derrota. Apesar de ter ouvido outros que defenderam a mentira sobre a fraude, Trump reforçou que tomou suas próprias decisões.

— Você sabe quem eu escuto? Eu mesmo. Eu vi o que aconteceu — acrescentou Trump.

O ex-presidente também comentou sobre seu último chefe de Gabinete na Casa Branca e coacusado na Geórgia, Mark Meadows, afirmando esperar que ele ainda fosse “leal”. Especialistas jurídicos sugerem que os promotores podem pressionar alguns réus a se declarar culpados e se tornar testemunhas, destino apontado como possível para Meadows.

Críticas à proibição do aborto

Apoiado pela ala mais radicalizada do Partido Republicano, o ex-presidente criticou seu principal rival nas primárias do partido, o governador da Flórida Ron DeSantis, pela proibição do aborto antes de seis semanas de gestação, o que ele chamou de "coisa terrível".

Trump vem mostrando desconforto em lidar com o tema desde que lançou sua candidatura e após a revogação da decisão histórica do caso Roe v. Wade, de 1973, que permitia a realização do aborto em nível federal. A revogação foi impulsionada pelos indicados do ex-presidente à Suprema Corte.

Questionado se DeSantis foi longe demais ao assinar uma proibição, Trump respondeu que o rival cometeu "um erro terrível" e que, se eleito, sentaria "com ambos os lados" e negociaria um acordo.

— O que vai acontecer é que você terá um número de semanas ou meses — disse Trump. — Você vai chegar a um número que vai deixar as pessoas felizes. (Com New York Times)

Mais recente Próxima Força Aérea resgata criança de 5 anos e casal de veleiro à deriva em meio à tormenta no mar de Portugal; vídeo
Mais do Globo

Democracias só resolvem problemas grandes se sociedades são capazes de se unir num projeto comum

Desinformação atrapalharia adoção do Plano Real hoje

Clube já se mostrou comprometido em colaborar com reformulação dos passeios públicos e do sistema de transporte

Novo estádio do Flamengo não prejudica o Maracanã

É crucial proteger as populações dos vácuos de informação que surgem em grandes tragédias como a do Rio Grande do Sul

É preciso prevenir desastres informacionais

Veja o horóscopo do dia 2/7 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 2/7

Autores e especialistas explicam por que infinitas opções de encontros românticos estão gerando cansaço e vazio existencial

Ansiedade na era dos apps de namoro inspira literatura e livros com dicas para relacionamentos mais profundos

Estrela da franquia 'De volta para o futuro' foi diagnosticado com Parkinson há 33 anos

Michael J. Fox tocou com o Coldplay e já disse que gostaria de chance para atuar; saiba como está a saúde do ator

Algumas atrizes lembram do período a partir da década de 1970 com ânimo, outras preferem esquecer as atuações nos filmes eróticos

Vera Fischer, Selma Egrei, Regina Casé e Sonia Braga: saiba como estão musas da pornochanchada

A perspectiva é que o presidente do Congresso escolha Davi Alcolumbre como relator da medida

Pacheco se reúne com governadores e deve protocolar projeto da dívida dos estados

Para o Norte, Inmet lançou um alerta de chuvas intensas, que devem se concentrar em Roraima e Amazonas

Sul tem alerta de geada, enquanto temperaturas voltam a subir no Sudeste nesta terça-feira; veja previsão

Ato formal foi feito nesta segunda-feira; 'Influencer de Deus' deve se tornar oficialmente santo no próximo ano

'Influencer de Deus' e milagre em MT: quem foi o italiano Carlo Acutis, que será o 1º santo 'millennial'
  翻译: