Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais — Tóquio

Uma investigação das autoridades japonesas com base em transcrições do centro de controle divulgada nesta quarta-feira apontou que o avião da Guarda Costeira que colidiu na terça-feira com uma aeronave da Japan Airlines no aeroporto de Haneda, em Tóquio, não estava autorizado a decolar. Ainda de acordo com as gravações, o voo comercial, por outro lado, havia recebido aval para aterrissar na pista de decolagem, onde a tragédia aconteceu.

Cinco pessoas que estavam a bordo do Bombardier Dash-8, da Guarda Costeira, morreram. Apenas o piloto sobreviveu, mas ficou gravemente ferido. A aeronave levava mantimentos a áreas atingidas pelo forte terremoto que abalou o país na segunda-feira.

Os 379 passageiros e tripulantes a bordo da Japan Airlines conseguiram ser retirados a tempo da aeronave ser consumida pelo fogo. Imagens e vídeos do momento da tragédia mostram as pessoas sendo evacuadas por meio de escorregadores infláveis. Cerca de 14 pessoas tiveram ferimentos leves, de acordo com a emissora japonesa NHK, citando autoridades do corpo de bombeiros.

De acordo com as autoridades, o voo da Japan Airlines havia sido liberado para pousar na pista 34R em Haneda, enquanto a aeronave da guarda costeira foi instruída a "taxiar até o ponto de espera C5" — local onde as aeronaves aguardam permissão para entrar na pista para decolagem. Os registros apontam que o avião recebeu o chamado para taxiar, mas esta foi a última transmissão antes do acidente.

O resultado da investigação contradiz a versão dada anteriormente pelo piloto do Bombardier Dash-8, que disse ter sido autorizado a entrar na pista.

Segundo a BBC, informações sugerem que as luzes na área de espera das aeronaves não estavam funcionando, mas fontes consultadas pela rede britânica afirmam que há outros elementos, como marcações pintadas na pista, que indicariam onde a aeronave deveria ficar antes de seguir em direção à pista.

Dezenas de voos foram cancelados, mas outras companhias aéreas locais operaram normalmente em Haneda, um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

A Airbus, fabricante do avião da Japan Airlines, disse que enviaria uma equipe de especialistas para apoiar a investigação. A aeronave vinha do aeroporto que serve Sapporo, na ilha de Hokkaido, no norte.

Por sua vez, o avião da guarda-costeira preparava-se para voar até a província de Ishikawa para entregar mantimentos após o terremoto que deixou 62 mortos na segunda-feira. Ele era uma das quatro aeronaves prestando ajuda ao local.

O primeiro-ministro Fumio Kishida elogiou os tripulantes que morreram quando iam ajudar as vítimas do terremoto de magnitude 7,5.

“Eles eram funcionários com um alto senso de dever e responsabilidade para com as áreas afetadas”, disse Kishida.

Mais recente Próxima Trump pede que Suprema Corte dos EUA anule inelegibilidade no Colorado
Mais do Globo

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA
  翻译: