Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo com agências internacionais — Tel Aviv

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/06/2024 - 23:07

Conflito entre Israel e Hamas

Exército de Israel afirma que não pode eliminar o Hamas, gerando debate com governo de Netanyahu que promete derrotar o grupo em ofensiva em Gaza. A guerra já causou milhares de mortes e sequestros.

O principal porta-voz do Exército de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, afirmou na quarta-feira que não é possível eliminar o Hamas por meio de uma guerra, por se tratar de uma ideologia. A fala do militar pareceu contrariar um dos objetivos traçados por Israel no começo da guerra, de erradicar o grupo palestino que controla Gaza, provocando uma reação imediata do governo do premier Benjamin Netanyahu, que reiterou o compromisso de destruir o movimento.

— O Hamas é uma ideologia, não podemos eliminar uma ideologia. Dizer que vamos fazer o Hamas desaparecer é jogar areia nos olhos das pessoas — declarou Hagari em entrevista à emissora israelense Canal 13. — Se não oferecermos uma alternativa, no final, teremos o Hamas no poder em Gaza.

Os comentários foram rapidamente rebatidos pelo Gabinete de Netanyahu, cujo governo declarou que a ofensiva em Gaza não terminaria antes da derrota total do Hamas.

"O Gabinete político e de segurança liderado pelo primeiro-ministro Netanyahu definiu como um dos objetivos da guerra a destruição das capacidades militares e governamentais do Hamas", manifestou em um comunicado. "As FDI [Forças de Defesa de Israel, o Exército] estão, obviamente, comprometidas com isso", acrescentou.

O Exército emitiu outro comunicado no qual sublinhou que Hagari falou "sobre a destruição do Hamas como ideologia e ideia". Suas palavras foram "claras e explícitas", sustentou. "Qualquer outra declaração seria tirar as coisas de contexto", insistiu.

A eliminação total do Hamas e a proposição de um plano para Gaza ao fim da campanha militar, é uma das principais pressões recentes sobre Netanyahu e sua cúpula política. Ao desembarcar do Gabinete de guerra, dissolvido no começo da semana pelo premier, o líder opositor Benny Gantz mencionou a incapacidade do governo de propor um plano para o enclave palestino.

Nesta quinta-feira, o Exército israelense voltou a bombar a Faixa de Gaza. No campo de refugiados de Nuseirat, no centro do território palestino, duas pessoas morreram em um bombardeio, segundo fontes médicas. Testemunhas também relataram disparos de tanques em Zeitun, bairro da Cidade de Gaza, no norte, e nos campos de Bureij e Maghazi.

Em Rafah, no extremo sul do território, uma fonte do braço armado do Hamas confirmou que há confrontos ativos entre soldados israelenses e combatentes palestinos.

A guerra começou em 7 de outubro, quando integrantes do Hamas mataram 1.194 pessoas, na maioria civis, e sequestraram 251 no sul de Israel, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses. O Exército israelense estima que 116 pessoas permanecem sequestradas em Gaza, 41 das quais teriam morrido.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que já deixou pelo menos 37.396 mortos em Gaza, também em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.

Mais recente Próxima Equador sofre apagão geral por falhas na rede de fornecimento
Mais do Globo

Vagas são para jovens a partir de 15 anos e tem como objetivo a geração de renda dos alunos

Projeto abre inscrições para curso gratuito de fotografia e vídeo para jovens, na Zona Sul

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal

Além do ex-presidente da Petrobras, novos membros do colegiado reforçam foco da liderança da companhia em finanças e varejo

Pedro Parente é indicado para presidir o conselho de administração da Azzas 2154, fusão de Arezzo e Soma
  翻译: