Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais — Moscou

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 10:27

Tensões EUA-Rússia no Mar Negro

Drones americanos no Mar Negro aumentam risco de confronto com a Rússia, acusando EUA de auxiliar ataques da Ucrânia. Putin critica envio de armas ocidentais para Ucrânia. Kremlin desaprova renovação de liderança na UE.

Os drones americanos que sobrevoam o Mar Negro aumentam significativamente o “risco de confronto direto” da Rússia com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, advertiu nesta sexta-feira o Ministério da Defesa russo. O órgão alertou, em comunicado, que “esses voos aumentam a probabilidade de incidentes no espaço aéreo com aviões das forças russas, o que por sua vez eleva o risco de um embate direto”.

“Os países da Otan seriam os responsáveis”, continuou. A nota foi emitida cinco dias após o Kremlin acusar Washington de ser responsável por um ataque ucraniano com mísseis fornecidos pelos EUA contra a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, que deixou quatro mortos. Na ocasião, o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, disse que “a participação direta” dos americanos nos combates, levando à morte de cidadãos russos, “tem que ter consequências”.

O Ministério da Defesa russo afirmou ter observado um aumento no número de “veículos aéreos estratégicos não tripulados americanos sobre as águas do Mar Negro” e acusou Washington de usar esses voos para ajudar a Ucrânia a atacar alvos russos.

Em reunião com a mídia internacional no início do mês, o presidente russo, Vladimir Putin, criticou o envio de armas de longo alcance para a Ucrânia pelas potências ocidentais. Ele argumentou que se tratava de um “passo perigoso”, e que Moscou poderia fornecer armas semelhantes a outros países. Putin disse, ainda, que a ação dos aliados de Kiev poderá minar ainda mais a segurança internacional, embora tenha declarado que não tem intenção de atacar países da Otan.

— Se alguém acha que é possível fornecer tais armas a uma zona de guerra para atacar o nosso território e criar problemas para nós, por que não temos o direito de fornecer armas do mesmo tipo para algumas regiões do mundo onde possam ser usadas para lançar ataques contra instalações sensíveis dos países que fazem isso com a Rússia? — disse Putin numa entrevista coletiva com meios de comunicação estrangeiros.

Em maio, o presidente dos EUA, Joe Biden, suspendeu as restrições para que a Ucrânia usasse armas fornecidas por Washington contra alvos em território russo, mas apenas para defender a região de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana e que está sob intensos ataques. As autoridades ucranianas, por sua vez, dizem que querem usar armas fabricadas nos Estados Unidos para atacar aeronaves russas no espaço aéreo russo e bases aéreas dentro da Rússia.

O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, deu instruções ao Exército “para que apresentem propostas para uma resposta operacional às provocações”, informou o ministério no comunicado emitido nesta sexta-feira. Os Estados Unidos, por sua vez, afirmam que os voos com drones que realizam sobre o Mar Negro são feitos em um espaço aéreo neutro e de acordo com o direito internacional.

Em março de 2023, a Rússia interceptou um drone americano MQ-9 Reaper sobre o Mar Negro, o que fez temer um confronto direto entre as duas potências nucleares num momento de crescente tensão pelo conflito na Ucrânia, que teve início em fevereiro de 2022.

'Diplomacia europeia'

Também nesta sexta-feira, o Kremlin afirmou que a renovação do mandato de Ursula von der Leyen à frente da Comissão Europeia e a nomeação da estoniana Kaja Kallas como chefe da diplomacia do bloco são “ruins” para as relações da União Europeia (UE) com a Rússia. Peskov, o porta-voz da Presidência, disse que Von der Leyen “não é partidária de uma normalização das relações entre a UE e a Rússia, e Kallas é “conhecida” por declarações “russofóbicas”.

— As perspectivas das relações entre Moscou e Bruxelas, portanto são ruins, e não achamos que a diplomacia europeia pode atuar para normalizar as relações — acrescentou.

Ursula von der Leyen teve seu mandato no cargo, que ocupa desde 2019, renovado em uma cúpula da UE em Bruxelas. Os chefes de Estado e de Governo da UE também decidiram nomear a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, uma das vozes mais enérgicas contra a ofensiva militar russa na Ucrânia, como chefe da diplomacia do bloco. Ela sucede o espanhol Josep Borrell no cargo. (Com AFP)

Mais recente Próxima Fragilidade, esquecimento: Veja momentos críticos de Biden no 1º debate contra Trump; vídeos
Mais do Globo

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal

Além do ex-presidente da Petrobras, novos membros do colegiado reforçam foco da liderança da companhia em finanças e varejo

Pedro Parente é indicado para presidir o conselho de administração da Azzas 2154, fusão de Arezzo e Soma

Com mais de 70 anos, Télam alinhará 'sua atuação com nova abordagem estratégica'

Presidente da Argentina, Javier Milei converte empresa estatal de notícias em agência de publicidade do governo
  翻译: