Política
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 16:31

Projeto polêmico limita doações de alimentos em SP

Vereador propõe projeto que dificulta doações de alimentos em SP, com multas altas a ONGs e pessoas físicas. Proposta gera polêmica e é suspensa após críticas do prefeito e da sociedade civil.

O vereador Rubinho Nunes (União) anunciou nesta sexta-feira a suspensão da tramitação do projeto de sua autoria que impõe restrições às doações de alimentos para pessoas em situação de rua em São Paulo e prevê multas de R$ 17.680 para pessoas físicas e organizações não-governamentais (ONGs) que descumprirem uma série de regras propostas no texto.

O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal na quarta-feira, mas precisa ainda passar por uma segunda rodada de votações. A proposta exige que as ONGs interessadas em doar alimentos peçam autorização da prefeitura, tenham voluntários cadastrados e identificados com crachás, e "promovam a limpeza e zeladoria da área onde será realizada a distribuição dos alimentos, disponibilizando tendas, mesas, cadeiras, talheres, guardanapos e demais ferramentas necessárias à alimentação segura e digna" — entre outras exigências. Para as pessoas físicas, as regras são semelhantes. O projeto exige que os moradores façam cadastro prévio na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e os obriga a fazer as doações somente em local e horário agendado pela pasta.

Na justificativa da proposta, Rubinho afirmou que o texto pretendia "garantir segurança, qualidade e transparência nas ações assistenciais". Por meio de nota, o vereador afirmou que a decisão de suspender a tramitação do texto "tem por objetivo ampliar o diálogo com a sociedade civil, ONGs e demais associações e buscar o aperfeiçoamento do texto para que a finalidade do projeto seja atendida".

O anúncio da suspensão do projeto surgiu horas após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ter declarado que vetará o texto caso ele chegue para sanção.

— Obviamente, se for aprovado em segunda votação, o que eu não acredito, se for aprovado eu vou vetar — disse Nunes pela manhã, que completou: — O que nós temos que fazer com as pessoas que nos auxiliam nessa questão da segurança alimentar é dar apoio. Lógico, tem que ter organização, critério, não pode correr o risco de ter uma comida estragada para as pessoas, com higiene, claro. E a gente faz isso através de diálogo, não através de sanção. E isso a gente tem feito.

A proposta de Rubinho Nunes tem potencial de interferir nas ações realizadas pela Pastoral do Povo da Rua, entidade liderada pelo padre Julio Lancellotti e que se dedica a ajudar a população mais vulnerável na cidade. Ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), o autor do texto é investigado por suposto abuso de autoridade devido às tentativas de abrir comissões parlamentares de inquérito (CPIs) contra o padre.

Em uma série de publicações nas redes sociais, Julio Lancellotti declarou "tristeza" após a aprovação do projeto e disse que a proposta faria com que Jesus Cristo, Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá fossem multados caso viessem a São Paulo.

Mais recente Próxima Moraes determina que Uber e cartões de crédito prestem informações sobre aliado de Bolsonaro
Mais do Globo

Político foi prefeito quatro vezes e deputado estadual em SP por cinco mandatos

Morre aos 81 anos o ex-deputado e ex-prefeito de Suzano Estevam Galvão

Treinador interino do Fluminense acumulou a segunda derrota em dois jogos

Após mais uma derrota, Marcão explica escalação com três volantes e projeta duelo contra o Inter: 'Vai ser diferente'

Modelo compartilhou momento junto a uma mensagem em que se lê '7 ou 18?', em referência à idade do filho e à necessária pela lei para conduzir um veículo

Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, posta vídeo do filho de 7 anos dirigindo carro com irmão de 5 ao lado; assista

Homens aproveitaram que não havia policiamento no local para furtar material de cobre

Cabine da PM é alvo de criminosos na Linha Amarela

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes

Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna, no Norte Fluminense

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi

No duelo de tricolores desesperados, melhor para o time gaúcho, que saiu vitorioso em Caxias do Sul

Fora de casa, Fluminense perde para o Grêmio e segue na lanterna do Brasileirão

Norte afirma que decisão faz parte de retaliações aos balões carregados com folhetos de propaganda anti-regime enviados por ativistas do Sul

Coreia do Norte lançou míssil balístico não identificado, diz agência sul-coreana
  翻译: