Política

'Só quem pode tirar mandato parlamentar é o Congresso Nacional', diz Lira

Presidente da Câmara falou sobre o tema pela primeira vez desde o início da crise gerada pelo caso Daniel Silveira
O presidente da Câmara, Arthur Lira, durante sessão Foto: Cristiano Mariz
O presidente da Câmara, Arthur Lira, durante sessão Foto: Cristiano Mariz

BRASÍLIA — O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira que apenas o Congresso tem o poder de determinar a cassação de um mandato parlamentar . Segundo ele, o recurso feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso Daniel Silveira busca "ratificar esse entendimento". Esta foi a primeira vez desde o início da crise que Lira se pronunciou sobre a questão. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também defendeu hoje que a palavra final é do Congresso no caso de Daniel Silveira .

Congresso: Após indulto, Daniel Silveira circula pela Câmara sem tornozeleira: 'Nem era para eu ter usado ela'

Leia: Moraes diz que Bolsonaro pode conceder indulto, mas indica que Daniel Silveira deve ficar inelegível

Lauro Jardim : O que está sendo discutido entre o STF e o Congresso para solucionar o caso Daniel Silveira

Entenda: Pacheco defende palavra final do Congresso em caso de Daniel Silveira

Veja também: Em 26 dias, tornozeleira de Daniel Silveira ficou desligada por mais da metade do tempo

— O entendimento da assessoria jurídica da Câmara é que o STF tem competência para julgar, o presidente (Bolsonaro) tem competência de fazer a graça ou indulto e o Congresso é que tem que decidir sobre mandato parlamentar — disse Lira, em conversa com jornalistas.

E acrescentou:

— O recurso que fizemos ao Supremo não trata de nenhum caso especifico, é para que a gente ratifique um entendimento nosso. Cassação de mandato popular só pelo Congresso Nacional.

Investigação: Arquiteta acionou Jair Renan para pai receber empresários, indicam mensagens obtidas pela PF

Segundo Lira, o Congresso "não vai perder o foco do equilíbrio e do que a gente vem fazendo o tempo todo que é dialogar e buscar melhores alternativas".

Depois, frisou que "só quem pode tirar mandato parlamentar é o Congresso Nacional".

Indagado sobre o prazo em que a Casa deve se debruçar sobre o assunto da cassação no caso Daniel Silveira, Lira respondeu que é necessário aguardar o desenrolar processual:

Eleições: Na aliança de Lula, PSB, Solidariedade e PSOL enfrentam PT em disputas estaduais

— A Câmara se pronunciará no momento adequado, quando houver demanda.

No mesmo dia em que o Supremo condenou o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão , além da perda do mandato, Lira defendeu na Corte o direito de o Congresso dar a palavra final em casos de cassação.

Em recurso apresentado em uma outra ação, de 2018, o presidente da Câmara disse que "diante das condenações penais transitadas em julgado, compete às Casas do Congresso Nacional decidir pela perda do mandato eletivo".

PSDB: Após dizer que apoia Doria, Leite adota tom de candidato a presidente em inserções na TV

"Este agravo, portanto, busca amparo para que o Poder Legislativo, expressão máxima da democracia, defenda suas prerrogativas constitucionais de forma ampla e concreta. E, diga-se mais uma vez, o interesse no julgamento persiste mesmo com o advento do término do mandato do ex-Deputado Paulo Fernando Feijó Torres", afirmou o advogado da Câmara dos Deputados, Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva.

  翻译: