Barra
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 07:00

Bares e restaurantes oferecem brindes na fila

Alguns bares e restaurantes estão oferecendo bebidas e petiscos gratuitos para clientes na fila, a fim de tornar a espera mais agradável e evitar desistências. A prática tem sido bem recebida e tem ajudado a fidelizar os clientes.

Ter que enfrentar fila, para muita gente, pode ser um fator decisivo na hora de abandonar a possibilidade de ir a um restaurante antes mesmo de sair de casa. Mas alguns bares e restaurantes investem para tornar essa espera mais agradável — e gostosa — para os clientes, oferecendo bebidas e petiscos enquanto eles ainda estão de pé, esperando uma mesa vagar. De graça.

O Baixo Araguaia oferece chope e petiscos: sócios pensaram inicialmente em oferecer só a bebida, mas logo mudaram de ideia — Foto: Divulgação
O Baixo Araguaia oferece chope e petiscos: sócios pensaram inicialmente em oferecer só a bebida, mas logo mudaram de ideia — Foto: Divulgação

No sempre cheio Baixo Araguaia, na Freguesia, quando o cliente chega, um garçom já está a postos com os mimos, um chope gelado e um petisco da casa. A ideia acabou conquistando o assessor de investimentos Lucas Henrique Matoso, de 31 anos, frequentador assíduo do estabelecimento e avesso a filas.

— Odeio fila, seja aquela de dez minutos ou de uma hora. Isso para mim não funciona. Mas o Baixo Araguaia veio com uma proposta muito interessante — diz ele. — Todo mundo gosta de tomar um chopinho gelado, de comer uma coisinha salgada enquanto espera. Se todo restaurante ou bar tivesse esse proposta, seria fácil fidelizar muito mais clientes.

Um dos sócios do local, Raphael Martins, explica que a ideia surgiu durante uma viagem internacional de um dos sócios e foi a um restaurante que oferecia espumante e empanadas na fila. Logo, o conceito foi adaptado à realidade do Rio de Janeiro.

— Ele trouxe a ideia para o grupo de sócios e foi unanimidade; em questão de segundos, todo mundo aceitou. Era só chope a princípio. Mas logo na sequência um dos sócios já levantou ali a possibilidade de complementar com uma batata portuguesa para ter um petisquinho e uma bebida enquanto o cliente espera — conta.

Na Barra, a Temakeria Rio, na Avenida Olegário Maciel, serve até peças de comida japonesa na fila. Quem espera lugar pode ir degustando entradinhas como nacho de salmão, ninho de camarão com geleia thai ou bolinho de queijo. A cada dia, há uma oferta diferente.

— Acreditamos que proporcionar entradas de cortesia enquanto os clientes enfrentam fila não apenas ameniza a espera, mas também demonstra nosso compromisso em oferecer uma experiência gastronômica completa desde o primeiro momento — diz Filipe Caldas, sócio da Temakeria.

Ali perto, o Padano Sertanejo & Bar, na Avenida Erico Verissimo, também passou a adotar os mimos na fila com o mesmo objetivo. Ao ver as longas filas, muitos clientes decidiam ir embora. Gerson Almeida, um dos sócios, contou que a ideia de oferecer uma cerveja long neck de cortesia aos sábados surgiu a partir daí.

— A ideia veio pelo fato de o cliente não querer esperar e por a gente entender que as vendas também já poderiam começar ali. Mas depois a gente achou que ganharia muito mais oferecendo uma cortesia — diz ele.

O assessor político Ailton Vidal, cliente frequente do restaurante, diz que o mimo muda o clima na fila e melhora a expectativa do serviço do lado de dentro do estabelecimento.

— É uma forma de começar bem a minha experiência, valorizando mais a visita — comenta.

Caldinho de feijão oferecido de graça no Dom Hélio — Foto: Divulgação
Caldinho de feijão oferecido de graça no Dom Hélio — Foto: Divulgação

O restaurante Dom Hélio, no Itaúna Shopping, na Avenidas Américas, também tem um cardápio de cortesias, com um petisco para cada dia da semana. O CEO, Robson Bitencourt, conta que adotou a prática porque alguns clientes acabavam desistindo de entrar ao constatar que seria preciso esperar. Segundo ele, o resultado das cortesias foi imediato.

— Percebemos, ao longo do tempo, como a fila de espera pode gerar estresse e insatisfação. Mas esse tratamento minimizou em muito as desistências — atesta.

Quem frequenta o restaurante, é claro, aprovou a mudança.

— Sempre me senti em casa no Dom Hélio e, agora, com esse carinho, mesmo em dias de grande movimento, me sinto mais acolhido — conta o empresário Dione Paiva, cliente da unidade Barra.

A mudança na forma de receber os clientes também chegou ao Via Parque Shopping. Lá, restaurantes como o Fiammetta e o Outback oferecem cortesias durante a espera por uma mesa, com porções de batata ou cebola. Até as padarias estão entrando na onda: na artesanal Figs Figs & Co, os frequentadores ganham um pãozinho regado com azeite.

Mais recente Próxima Do bullying à autoconfiança: atriz e escritora que se descobriu autista aos 48 anos lança livro infantojuvenil inspirado em sua história
Mais do O Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: