Rio
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/06/2024 - 13:42

Baleias-jubarte em Niterói: conservação e exposição no AquaRio

Baleias-jubarte são avistadas em Niterói, RJ, durante temporada de reprodução. Proibição da caça comercial e conservação da espécie resultaram em aumento da população. Exposição fotográfica #BaleiasCariocas no AquaRio destaca esses gigantes marinhos.

Visitantes de peso foram fotografados na manhã desta quinta-feira no mar do Rio e de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Baleias-jubarte movimentam as águas desde o início da temporada, oficialmente no começo deste mês. Vindas da gelada Antártica, o litoral brasileiro tem as águas quentes como atrativo e no Banco dos Abrolhos, no sul da Bahia, no Nordeste do país, a principal área de reprodução da espécie.

Confortável nas águas niteroienses, teve jubarte aproveitando para saltar, movimento mais corriqueiro entre os indivíduos jovens. A passagem desses animais por águas fluminenses deve se prolongar até agosto.

Litoral fluminense fica na rota de baleias-jubarte vindas da Antártica rumo ao Banco dos Abrolhos — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Litoral fluminense fica na rota de baleias-jubarte vindas da Antártica rumo ao Banco dos Abrolhos — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Baleia-jubarte faz salto no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Baleia-jubarte faz salto no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Até lá, o número de avistamentos tende a crescer ainda mais, com pico em julho, reflexo direto do aumento da população das jubartes, num esforço de conservação desde 1986, quando foi proibida a caça comercial de baleias pela Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês). No ano seguinte, a lei federal nº 7643 proibiu a pesca e qualquer forma de molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras. Especialistas estimam que a espécie, que já esteve na lista de animais em risco de extinção, hoje, conta com cerca de 35 mil indivíduos.

Baleia-jubarte faz salto no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFPMauro Pimentel/AFP
Baleia-jubarte faz salto no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFPMauro Pimentel/AFP

O Banco dos Abrolhos é uma região atrativa para as jubartes por conta das águas mais quentes, atraindo não só os indivíduos que buscam se reproduzir, explica a bióloga marinha Liliane Lodi. De acordo com a faixa etária, há diferentes expectativas sobre o ponto de chegada.

— No Rio a gente está começando agora a ver filhotes, com o primeiro registro pelo Ilhas do Rio em 2022. As fêmeas que estão grávidas vêm para ter os bebês em águas mais quentes, e as que não estão, vêm para se reproduzir. E todos os machos vêm. Já os juvenis acompanham porque não podem ficar nas águas geladas na Antártica. Os bebês têm que vir porque ainda não há a capa de gordura que vão ganhando ao longo da amamentação. Quando é verão na Antártica, eles voltam porque é onde estão as áreas de alimentação — contou Liliane em entrevista ao GLOBO.

Baleia-jubarte é avistada no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Baleia-jubarte é avistada no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Exposição de gigantes

Desde o dia 5, o Projeto Baleia Jubarte está com a exposição fotográfica #BaleiasCariocas no AquaRio, no Centro do Rio, que reúne registros feitos a bordo da expedição de mesmo nome. A exposição fica no AquaRio até 1º julho. Em seguida, passa para o Parque Bondinho Pão de Açúcar, a partir de 3 de julho, onde fica até o fim da temporada. No mesmo endereço vai funcionar, em caráter experimental, um ponto de observação fixo, aberto ao público, com previsão de funcionar antes do fim deste mês. Também numa ação do Projeto Baleia Jubarte, vai contar com especialistas para atender os visitantes e tirar as dúvidas sobre esses animais. Esse ponto ainda funcionará como uma base de monitoramento para o grupo, para trabalho de pesquisa, com análise de deslocamento e visão aérea.

Baleia-jubarte é avistada no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Baleia-jubarte é avistada no mar de Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Animais podem ser vistos de pertinho

Nesta quinta-feira, um grupo de turistas participou do passeio de observação de baleias na costa de Niterói e viveu momentos emocionantes: os animais protagonizaram um verdadeiro balé no mar, acompanhados por um grupo de golfinhos. Essa foi a primeira saída do programa do Turismo de Observação Natural da Vida Marinha que é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o projeto Amigos da Jubarte.

Aberta a temporada de observação de baleias em Niterói

Aberta a temporada de observação de baleias em Niterói

O passeio foi orientado pelos biólogos e oceanógrafos do projeto e pela equipe da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), que deram instruções de como deveria se proceder durante a viagem. Duas horas após a embarcação passar entre a Ilha Mãe e Ilha Pai, em Itaipu, foi avistado o primeiro grupo com três baleias, a cerca de 100 metros da embarcação.

Elas fizeram acrobacias e impressionaram os turistas. Após esse avistamento, a embarcação turística navegou mais 40 minutos até encontrar mais um grupo com duas baleias e vários golfinhos. Durante o trajeto só foram avistados também tartarugas, atobás e outros animais marinhos.

Os tours acontecem até 18 de agosto, desde que haja condições favoráveis para a navegação. Cada saída dura certa de 6 horas. O passeio é pago e os interessados podem ter acesso através do site do Instituto O Canal, que atua em parceria com a Vale Capitania dos Portos e com as operadoras de turismo, assegurando o cumprimento das normas de avistagem regulamentadas pelo Ibama, que tem como objetivo garantir o bem-estar das baleias e turistas durante os passeios, além de assegurar a navegação segura já que os praticantes do passeio indicados pelo site tem todas as credenciais de segurança. Para comprar os ingressos, os interessados devem se inscrever no site www.queroverbaleia.com.

- É uma experiência muito gratificante saber que logo no primeiro passeio já avistamos cinco baleias e um grupo de golfinhos. Foi sensacional”, comemora o presidente da Neltur, André Bento. Niterói é a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a iniciar esse tipo de passeio. A Prefeitura investiu no estudo da viabilidade técnica e comercial do projeto e fez a interlocução com as entidades envolvidas. Esse tipo de turismo gera mais de R$ 2 bilhões em quase 100 países. Niterói tem 56 % de sua área protegida e políticas ambientais de longo prazo. Essa é mais uma das ações de fomento ao turismo da cidade aliado a propostas de políticas públicas que promovam a conservação da fauna e do ambiente marinho.

O biólogo Thiago Ferrari, do projeto Amigos da Jubarte, orientou o passeio e explicou que a aproximação seria de 100 metros das baleias, com permanência de 30 minutos com cada grupo e, caso houvesse um filhote, esse tempo seria reduzido para 13 minutos.

- É um turismo de fauna marinha, estamos vendo os animais em seu habitat natural. O objetivo é ver o comportamento natural desses animais. Esse programa tem foco na educação ambiental, para que todos possam conhecer mais as baleias, retornar para casa e mudar os hábitos do dia a dia, porque afinal o mar começa no bueiro da nossa casa. Então a gente tem que cuidar desses animais - explica o biólogo.

Mais recente Próxima Miliciano Zinho confirma que chamava deputada Lucinha de 'madrinha', diz denúncia do MP

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

As Brigadas Al Quds, braço armado da Jihad Islâmica, emitiram comunicado confirmando o ataque

Cerca de 20 projéteis são disparados de Gaza contra Israel, diz Exército israelense

Fotógrafa mora entre o Brasil e o México, e vai criar centro cultural no Pelourinho

Olhar épico: Cristina de Middel, um dos principais nomes da fotografia mundial, monta centro cultural na Bahia

O ator ainda não se manifestou a respeito

MP propõe transação penal ao ator Rafael Cardoso em caso de agressão a gerente de bar

Rede também é frequentada por outras celebridades como Lady Gaga, Kendall Jenner, Amy Adams, Justin Bieber, Miley Cyrus, entre outros

Clube de luxo onde Príncipe Harry e Meghan se conheceram chega ao Brasil com lista de espera de 100 mil pessoas

É através da melhoria das capacidades estatais e do desenvolvimento profissional dos gestores públicos que conseguiremos dar um salto sustentado de qualidade educacional

Após 5 planos frustrados, que incluíram congelamento de preços e confisco da poupança, projeto gestado na PUC-Rio teve três fases: consolidação fiscal, URV e âncora cambial

30 anos do Plano Real: Entenda em dez pontos como a moeda pôs fim à hiperinflação no Brasil

Às vésperas do Real, Banco Central mandou produziu e estocou 130 milhões de notas de R$ 100 temendo inflação

30 anos do Plano Real: distribuir novas cédulas exigiu 'operação de guerra', com tanques blindados

Para analistas, próximo passo é erradicar a pobreza, o que vai exigir avanços na educação e crescimento sustentável

30 anos do Plano Real: derrubar a inflação foi crucial para reduzir a miséria no país
  翻译: