Rio
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 11:57

Prisões com Reconhecimento Facial no RJ

A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu 200 pessoas com o sistema de reconhecimento facial, sendo quase metade por falta de pagamento de pensão alimentícia. O sistema ajudou na redução de crimes durante eventos públicos e tem protocolos para evitar prisões equivocadas.

O sistema de reconhecimento facial adotado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, implantado no último réveillon, já prendeu 200 pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo a PM, o número corresponde a 10% de todos os mandados de prisão cumpridos pela Polícia Militar este ano.Nesta quinta-feira (20), policiais da UPP da Providência prenderam um homem com mandado de prisão por roubo com o auxílio da tecnologia.

De todas as prisões feitas com o reconhecimento facial, quase 50% foram cumprimento de mandado por falta de pagamento de pensão alimentícia. Mas também há prisões de envolvidos em: roubo (38), homicídio (10), feminicídio (03), tráfico de drogas (16), violência doméstica (03), furto (11), estupro (02), entre outros.

No mês passado, o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, solicitou apoio da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) para colocar videomonitoramento em mais 14 pontos da Barra e do Recreio, na Zona Oeste da cidade, voltado para estações do BRT, além de novos pontos da orla e da Avenida das Américas.

O sistema de reconhecimento hoje usa as 126 câmeras da PM e outras do programa 190 integrado, que são equipamentos de videomonitoramento cedidos à polícia. É necessário que as imagens tenham boa resolução, conexão com a internet e gravação mínima de 30 dias.

Como funciona o sistema?

O alerta para um possível foragido obedece a percentual definido para identificar similaridades entre as imagens e os suspeitos. Ainda assim, após a sua emissão, um agente avalia a foto e faz mais uma conferência. Só depois disso um policial é acionado para fazer a abordagem. A corporação informou que também criou uma listagem com os falsos positivos confirmados para, caso o sistema alerte para a mesma pessoa, o policial não efetue a abordagem novamente.

Além do falso positivo, há casos em que o mandado de prisão não está mais válido. Desde do ano passado, 9% das pessoas abordadas pelos agentes após alerta do sistema não tinham mandado de prisão.

Em janeiro, duas pessoas foram presas irregularmente: foram condenadas, mas não tinham ordens de prisão expedidas. Desatualizados, seus mandados de prisão seguiam no sistema SIPWeb, da Polícia Civil, ligado ao reconhecimento facial da PM. A tenente-coronel Claudia Moraes explica que foi criado um protocolo com quatro etapas para evitar prisões equivocadas. Além do alerta do sistema, há a comparação de imagens feita por agente, a abordagem e identificação na rua e, por último, uma checagem na delegacia.

Sensação de segurança

Na estreia do sistema, no réveillon passado, a expressiva redução nos registros de roubos e furtos durante o festejo foi comemorada pelo governador Cláudio Castro. Também chamou atenção a diferença entre os números de crimes violentos nos shows de Alok, para 600 mil pessoas, em agosto de 2023, e da cantora Madonna, em maio deste ano, já com as câmeras em funcionamento: no mesmo local, o Posto 2, a estrela pop atraiu 1,6 milhão de fãs e teve um quinto das ocorrências registradas na apresentação do DJ brasileiro.

Mais recente Próxima Primeiro fim de semana do inverno 2024 no Rio terá calor de até 34 graus e sol; veja previsão

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Doença é caracterizada por problemas de memória, funções executivas e de orientação no tempo e no espaço

Cafeína retarda a progressão do Alzheimer, diz estudo

Artista incontornável do cenário queer é tema central de raríssima exposição de fotografia no Museu de Arte de São Paulo; visitação começa hoje

'É uma exposição única na vida. Vale a pena visitar o Brasil para vê-la', diz fotografa Catherine Opie sobre mostra inédita no Masp

Caso entrou na mira de autoridades em outubro de 2021

Joias de Bolsonaro: da apreensão no aeroporto à tentativa de recompra; entenda a cronologia do caso

Álbum “Cantoria”, de Geraldo, Xangai, Elomar e Vital Farias é inspiração para cenário

Comandado por Geraldo Azevedo, 'Arraiá do Circo' terá palco emoldurado com dezenas de violões

Obras de Getúlio Damado estão em cartaz no Galpão das Artes Urbanas, na Gávea

Lixo transformado em arte: exposição que tem como carro-chefe bondinho de Santa Teresa estilizado marca aniversário de centro cultural da Comlurb

Segmento imobiliário também busca nas cooperativas uma alternativa para a concessão de crédito

Cooperativismo: esgotamento de fontes de financiamento tradicionais aumenta potencial do setor na construção civil

Produção de celulose mais barata reduziu o ganho dos catadores, que é o menor desde a pandemia

Preço do papelão reciclado por cooperativas tem caído
  翻译: