Rio
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 16:59

Crescimento de apreensões de drogas no Rio

A polícia do Rio registra um caso de posse de drogas a cada 46 minutos, superando o tráfico. STF descriminaliza porte de maconha e estabelece limite de 40g para usuário. Aumento de 4% nas ocorrências em 2023.

A cada 46 minutos, em média, a polícia do Rio registra um caso de porte de drogas. Nos cinco primeiros meses deste ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram 4.786 ocorrências, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2023. O número supera os casos de tráfico de drogas no mesmo período (4.348 registros). Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal e estabeleceu o limite de 40 gramas de droga ou seis plantas-fêmea de cannabis para que uma pessoa seja qualificada como usuária da droga.

Os dados do ISP não diferenciam qual é o tipo da droga, nem a quantidade de usuários que estavam com o entorpecente. No total, somando-se tráfico, porte e apreensão de drogas sem autor — quando o material é encontrado mas ninguém é preso —, foram 9.965 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, contra 9.629 no mesmo período de 2023, o que representa um crescimento de 3,5% no índice.

Das 4.786 ocorrências de porte de drogas deste ano, 799 (16,7%) foram em Campos dos Goytacazes, município com mais casos. Em seguida, vêm a capital (651), Miguel Pereira e Paty do Alferes (328), Volta Redonda (273) e Itaperuna e São José de Ubá (232 registros).

Analisando-se as áreas de delegacias (Cisps, ou Circunscrições Integradas de Segurança Pública), o topo do ranking está todo no interior do estado: 134ª DP (Campos), 96ª DP (Miguel Pereira), 93ª DP (Volta Redonda), 143ª DP (Itaperuna) e 146ª DP (Guarus - Campos).

Na cidade do Rio, a delegacia com mais ocorrências é a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), com 74 registros entre janeiro e maio deste ano, seguida pela 16ª DP (Barra da Tijuca), 21ª DP (Bonsucesso), 18ª DP (Praça da Bandeira) e 37ª DP (Ilha do Governador).

Mais recente Próxima Alerj prorroga para 2026 o fim das Organizações Sociais na Saúde do Rio

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

'Eu nunca acelero áudios. Escuto no tempo regular, e com um prazer quase sexual'

Ex-BBB consolidou o seu nome como apresentadora de entretenimento e vai comandar o reality musical 'Estrela da Casa'

Ana Clara realiza sonho de apresentar seu próprio programa diário: 'Sou jovem, mas apaixonada pelo que faço'

Nos 30 anos do Plano Real, relembre, em trívia preparada pelo GLOBO, a música que mais tocava, as notícias que movimentavam o mundo e o celular 'tijolão' que era a sensação do momento

1994 foi o ano do real e do tetra, da morte de Senna, da novela 'A Viagem'; relembre

A Americanas registra alta nas vendas de produtos e lanches para quem vai às sessões

Sucesso de bilheteria, 'Divertida mente 2' melhora os números da... Americanas

Comemorações tão efusivas do 30º aniversário do Plano Real têm a ver com as aflições do presente

Avaliadas em mais de R$ 2200, essas frutas também podem ser símbolos de status pelo sabor, raridade e aparência

Salada de riqueza: empresas investem na produção de abacaxis, melões e morangos de luxo; entenda

Avó e neta mostram as diferenças entre quem sentia no bolso o impacto da hiperinflação e quem só viveu a estabilização da moeda

Plano Real:  em 30 anos, controle da inflação mudou o cotidiano dos brasileiros

Com Orçamento engessado, governo só pode administrar livremente 7% dos recursos. Impulsionar crescimento da economia ainda é outra tarefa a resolver

Plano Real: moeda estável trouxe ganhos políticos e sociais. Mas, 30 anos depois, fiscal ainda é desafio

Ex-ministro da Fazenda destaca as conquistas da estabilização, mas diz que falta avançar na melhoria das contas públicas: 'A ideia que, para ser responsável fiscalmente, você é irresponsável socialmente nunca me encantou'

Plano Real, 30 anos: "controle da inflação criou raízes entre nós", diz Pedro Malan

Com o fim da hiperinflação, consumo se diversificou, e a bancarização cresceu

Plano Real, 30 anos: do iogurte ao Pix, veja o que mudou nos hábitos dos brasileiros
  翻译: