Exposições
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 00:57

Artefatos egípcios: exposição na Casa Museu Eva Klabin

Exposição gratuita no Rio apresenta artefatos egípcios de até 3 mil anos a.C das coleções de Eva Klabin e Viscondessa de Cavalcanti, destacando crenças na vida após a morte. Em exibição na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, de 6 de julho a 15 de setembro.

O Rio recebe, a partir do mês que vem, a exposição "Eterno Egito: A Imortalidade nas Coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin". Com abertura marcada para o dia 6 de julho, a mostra conta com 100 artefatos egípcios de até 3 mil anos a.C que integram as coleções da empresária e colecionadora brasileira Eva Klabin (1903-1991) e da Viscondessa de Cavalcanti (1853-1946). A junção inédita do acervo ficará exposta na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, até 15 de setembro.

Com curadoria de Helena Severo e Douglas Fasolato, o projeto reúne peças e objetos que refletem a crença egípcia na vida após a morte. Na coleção da Viscondessa, destaque para a estela policromada, de Per-a-Iset, que faz oferendas ao deus Ra-Osíris e ao conjunto de amuletos funerários. Já na de Eva Klabin, há uma cabeça de faraó em pedra, usando o toucado-nemes e objetos votivos que reforçam o forte papel dos animais na religião, como um esquife para uma múmia de gato.

Programe-se:

Onde: Casa Museu Eva Klabin. Av. Epitácio Pessoa 2.480, Lagoa. Quando: Qua a dom, das 14h às 18h. Abertura 6 de julho. Até 15 de setembro. Quanto: Grátis. Classificação: Livre.

Mais recente Próxima J. Borges: aos 88 anos, pernambucano faz retrospectiva da carreira com mostra sobre o Nordeste
  翻译: