Bem-estar
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — São Paulo

Provavelmente todo mundo já tirou uma selfie na vida. Mas, quando vemos alguém posando para esse autorretrato, a primeira coisa que passa na cabeça é que essa essa pessoa é narcisista. Entretanto, um estudo publicado recentemente na revista científica Social Psychological and Personality Science indica que não é bem assim.

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, as selfies podem servir como uma maneira útil de capturar o significado mais profundo dos momentos e de documentar uma experiência física de nossa própria perspectiva.

“Essas fotos podem documentar o significado maior de um momento. Não precisa ser vaidade”, disse a professora Lisa Libby, da Universidade Estadual de Ohio e coautora do estudo, em comunicado.

A equipe chegou a essa conclusão após realizar seis experimentos com 2.113 participantes. Em um teste online, os voluntários leram um cenário no qual poderiam querer tirar uma foto, como passar um dia na praia com um amigo próximo. Eles tiveram que avaliar a importância da experiência em si e o significado mais amplo do evento. Quanto mais significativa a experiência, maior a probabilidade de eles tirarem uma selfie.

Outro teste demonstrou a intuição das pessoas sobre qual perspectiva captava melhor a experiência ou o significado dos eventos. Os pesquisadores pediram que os participantes examinassem as fotos recentes que postaram em suas contas do Instagram e respondessem: “No que esta foto faz você pensar mais?”.

Se a pessoa aparecesse na foto, era mais provável que ela dissesse que a foto os fez pensar no significado maior do momento. As fotos que mostram a cena de sua perspectiva as fizeram pensar na experiência física.

No entanto, às vezes as pessoas podem não tirar a foto alinhada com seu objetivo, resultando em insatisfação com a imagem. Em outro desafio, os participantes foram solicitados a avaliar suas fotos do Instagram em uma escala de um (nada positiva) a cinco (extremamente positiva).

“Descobrimos que as pessoas não gostavam tanto de suas fotos se houvesse uma incompatibilidade entre a perspectiva da foto e seu objetivo ao tirar a foto”, explica Libby.

Por exemplo, se o objetivo era capturar o significado do momento, eles preferiam a foto se fosse uma selfie.

O estudo sugere que as pessoas têm uma intuição sobre a perspectiva que devem usar nas fotos para alcançar o resultado desejado. Os resultados também indicam que as pessoas podem estar postando fotos no Instagram e em outras plataformas por motivos que vão além de seu público.

“Este trabalho sugere que as pessoas também têm motivos muito pessoais para tirar fotos. Mesmo nas mídias sociais, parece que as pessoas estão selecionando imagens para si mesmas, para olhar para trás e capturar a experiência ou o significado do evento”, disse Zachary Niese, autor principal do estudo.

Mais recente Próxima Creatina: Para que serve? Quando tomar? Quais os benefícios?
Mais do Globo

Denise de Oliveira acusou atriz de demiti-la logo após cumprir licença por acidente de trabalho

Glória Pires é condenada a pagar indenização de quase R$ 700 mil à ex-funcionária

A escultura está exposta no Museu Grévin, o mesmo acusado por Dwayne Johnson de ter errado seu tom de pele

Nova estátua de cera de Beyoncé desperta questionamento dos fãs: 'fizeram ela branca?'; veja detalhes

Americana Miki Sudo comeu 51 unidades e bateu recorde na categoria feminina

Com brasileiro na disputa, americano come 58 hot dogs e vence competição tradicional nos EUA; vídeos

Proprietário terá que pagar R$ 268,65; o licenciamento é 100% digital

Detran.RJ prorroga calendário 2024 de licenciamento de veículos; veja as novas datas

A medida valerá para empresas que operam voos regionais com origem ou destino na Amazônia Legal ou em capitais, de forma regular

Reforma Tributária: deputados condicionam alíquota reduzida a aéreas que transportarem no mínimo 600 passageiros por dia

Além dos cuidados com o próprio corpo, é preciso ter a atenção redobrada na higienização correta dos aparelhos

Você é higiênico na academia? Saiba as 6 doenças que podem ser pegas no local

Governo baixa decreto com regras. Data original da prova do Concurso Nacional Unificado foi adiada por causas de chuvas no Rio Grande do Sul. Novo adiamento só poderá ocorrer se problema afetar ao menos 0,5% dos inscritos

CNU: O que acontece em caso de novas tragédias ambientais?

Projeto, que agora aguarda sanção presidencial, poderá beneficiará ex-presidente Alberto Fujimori e 600 militares julgados

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022
  翻译: