Bem-estar
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — São Paulo

A dieta mediterrânea é aclamada por médicos e cientistas. Essa não é simplesmente uma dieta inventada, mas a alimentação típica de pessoas que moram ao redor do Mediterrâneo – em países como Itália, Grécia e Croácia. Além de ser gostosa e simples de seguir, a dieta mediterrânea ganhou popularidade por seus benefícios que vão desde perda de peso até redução do risco de doenças e aumento da longevidade.

Quais os alimentos da dieta mediterrânea?

Um cardápio típico da dieta mediterrânea é rico nesses alimentos: frutas, vegetais e grãos integrais. Feijões, sementes, nozes, castanhas, e azeite extra-virgem também são permitidos. A carne vermelha, o açúcar refinado e a farinha são itens que devem ser evitados. Para substituí-los, adiciona-se ovos, laticínios e carne branca, como frango e peixe – todos em porções menores do que na alimentação tradicional.

O que é a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é baseada nos alimentos tradicionais dos países que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo, incluindo França, Espanha, Grécia e Itália. Pesquisas indicam que as pessoas que vivem nessas regiões tendem a ser mais saudáveis ​​e têm menor risco de muitas doenças crônicas.

Como fazer a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea prioriza grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, nozes, ervas, especiarias e azeite. Já peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, sardinha e atum, são a fonte preferida de proteína animal. Outras proteínas animais magras, como frango ou peru, são consumidas em menor escala.

Ovos e laticínios, como iogurte e queijo, também podem fazer parte da dieta mediterrânea, mas com moderação. E o consumo moderado de álcool, como uma taça de vinho no jantar, é permitido.

Qual alimento não faz parte da lista de alimentos que compõem a dieta mediterrânea?

Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e manteiga, devem ser evitados. O consumo de alimentos processados e ultraprocessados, açúcares adicionados e grãos refinados não é recomendado. E embora a dieta recomenda uma taça de vinho por dia, o consumo de álcool deve ser limitado.

Como é o cardápio da dieta mediterrânea?

O café da manhã pode ser abacate esmagado em torradas integrais com frutas frescas e um iogurte grego com baixo teor de gordura. Para o almoço ou jantar, um prato de vegetais e grãos cozidos com azeite e temperados com ervas – vegetais de raiz assados, folhas verdes, um lado de homus e pequenas porções de macarrão ou pão integral, com uma proteína magra como peixe grelhado.

Alguns pontos importantes, segundo a Mayo Clinic, são:

  • Todos os dias, coma vegetais, frutas, grãos integrais e gorduras vegetais.
  • Toda semana coma peixes, aves, feijões, legumes e ovos.
  • Desfrute de porções moderadas de produtos lácteos.
  • Limite a quantidade de carne vermelha.
  • Limite os alimentos com adição de açúcar.

Para quem é indicada a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é indicada para todos que querem ter uma alimentação mais saudável e balanceada, com maior número de legumes, verduras e frutas, por exemplo. Mas essa alimentação também é uma boa opção para vegetarianos e para quem quer perder peso. Embora seu objetivo não seja o emagrecimento, o simples fato de comer melhor e de maneira mais saudável, em porções menores, já contribui para a perda de peso.

Webstories
Mais recente Próxima Ser 'atleta de fim de semana' compensa a falta de treino nos dias úteis?
Mais do Globo

Manuel Gonzalez sobreviveu ao ataque, mas está internado em estado grave

Noivo leva quatro tiros na cabeça e convidados são assaltados durante casamento, nos EUA

Edital para 3,1 mil vagas vai conceder uma bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga por até 48 meses

Novo edital do Mais Médicos terá cota para negros, indígenas e PCD

Especialistas afirmam que modelo citado pela imprensa norte-coreana poderia, em teoria, levar armas nucleares

Coreia do Norte anuncia lançamento de mísseis com 'ogivas supergrandes'; Seul sugere que teste foi um fracasso

Ao custo de R$ 80 milhões, previsão é de conclusão da reforma do prédio principal até 2026. Sobre outros usos para o terreno Eduardo Paes disse que resolverá com o presidente da República: "No final, falo com o Lula"

Prefeitura inicia obras da Estação Leopoldina e anuncia licitação da Cidade do Samba 2 até sexta-feira

Declaração acontece após Jordan Bardella, cotado para premier em um eventual governo do Reagrupamento Nacional, condicionar ascensão ao cargo se legenda obtiver maioria absoluta

Eleições na França: Le Pen diz que partido 'quer governar' e só aceitará formar coalizão se puder 'agir'

Em menos de 24 horas foram registrados três casos na capital, dois deles com morte

Hospital onde paciente morreu após ficar preso em elevador não tinha serviço de manutenção com certificado no Crea

Se pesar com frequência pode levar a um controle melhor do peso, porém pode gerar uma obsessão e comportamentos negativos

Com que frequência você deve se pesar? Especialista explica

Consulta online permite que público comprove se o similar foi devidamente regularizado e pode substituir um remédio de referência

Anvisa divulga plataforma para paciente saber qual remédio similar pode ser usado no lugar do de referência
  翻译: