Medicina
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 09:05

Novo medicamento Wegovy chega ao Brasil

O Wegovy, medicamento da Novo Nordisk para obesidade, chega ao Brasil em agosto. Com princípio ativo semaglutida, promove redução de peso superior a tratamentos atuais. Aprovado pela Anvisa, é indicado para adultos e adolescentes com IMC acima de 27. Apresenta efeitos colaterais leves, como náusea e enjoo.

O Wegovy (semaglutida 2,4 mg), medicamento indicado para o tratamento da obesidade, estará disponível nas farmácias brasileiras em agosto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a mesma que produz o Ozempic, e marca também a chegada do produto na América Latina.

— O medicamento é importado e já está no país, mas a gente mora num país continental, com 90 mil farmácias, então tem todas as questões de distribuição — diz Priscilla Mattar, vice-presidente da Novo Nordisk no Brasil.

O Wegovy tem como princípio ativo a semaglutida e promove redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%. Para fator de comparação, o único tratamento para obesidade disponível atualmente no país promove redução média de 9% do peso.

O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade em janeiro do ano passado. A demora de mais de um ano e meio entre a aprovação e a comercialização no medicamento no país ocorreu devido ao aumento da demanda, em especial nos Estados Unidos, onde ocorreu lançamento inicial.

— O Wegovy foi lançado inicialmente nos Estados Unidos e houve um aumento da demanda acima do esperado. Foi necessário um tempo para a companhia se organizar para adequar essa produção de acordo com a necessidade e decidimos só lançar o medicamento no Brasil quando tivéssemos a certeza de poder manter o fornecimento para os pacientes porque a obesidade é uma doença crônica — explica Mattar.

Além do tratamento de adultos com obesidade (IMC a partir de 30) ou sobrepeso (IMC a partir de 27) e comorbidades relacionadas ao peso, o Wegovy é indicado para adolescentes a partir dos 12 anos de idade com obesidade. O novo medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, a semaglutida, mas em dosagem diferente.

A semaglutida pertence a uma classe de medicamentos chamada análogo do GLP-1. São drogas que simulam o hormônio GLP-1 no corpo humano, que, por sua vez, interage com diversos receptores no corpo humano.

No pâncreas, isso aumenta a produção de insulina, o que levou as substâncias a serem utilizadas em princípio para diabetes tipo 2. Mas, no estômago, ela reduz a velocidade da digestão da comida e, no cérebro, ativa a sensação de saciedade – mecanismos que levam a pessoa a sentir menos fome e, consequentemente, reduzir as calorias ingeridas por dia e emagrecer. Fazem parte dessa classe de medicamentos o Ozempic e o Wegovy, produzidos pela Novo Nordisk, e o Mounjaro, da Eli Lilly.

No Brasil e no mundo, o Ozempic está exclusivamente indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, com uma dosagem máxima de 1mg. Por ser destinado à perda de peso, o Wegovy tem uma dose maior: 2,4 mg.

— A dose para o tratamento da obesidade é maior que o da diabetes porque a eficácia das medicações que são análogos do GLP-1, é dose dependente. Ou seja, quanto maior a dose, maior a eficácia. Então essa é a dose ideal para conseguirmos uma eficácia adequada para a obesidade — pontua Mattar, que também é endocrinologista.

Assim como o Ozempic, o Wegovy é administrado em forma de caneta injetável. Ele estará disponível no país em cinco dosagens: 0,25mg, 0,5,mg, 1mg, 1,7mg e 2,4 mg. As doses mais baixas são necessárias para fazer o escalonamento do tratamento. Para reduzir o risco de efeito colateral, é necessário começar com uma dose baixa e ir aumentando conforme a bula e orientação do médico, de acordo com o aparecimento ou não de sintomas.

Os principais efeitos colaterais são: náusea e enjoo. Também pode haver diarreia ou constipação. Tanto o Ozempic quanto o Wegovy são tarja vermelha e por isso só podem ser vendidos sob prescrição médica.

Apesar dos benefícios, o preço do medicamento dificulta o acesso. A CMED definiu que o preço máximo pode variar entre R$ 2.203,68 e R$ 2.484,85, a depender da alíquota do ICMS em cada estado.

Mais recente Próxima Epidemia: quase metade dos adultos brasileiros serão obesos em 20 anos, revela novo estudo
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: