Saúde
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Uma mulher de 44 anos precisou amputar as duas as pernas e todos os seus dedos após confundir os sintomas de infecção generalizada (sepse) com uma infecção estomacal comum. Lisa Jones, de Wrexham, no País de Gales, entrou em coma e tinha apenas 5% de chances de sobreviver.

Atualmente, Lisa se recupera da amputação da sua perna direita. Mas ainda corre o risco de amputação da perna esquerda e de todos os seus dedos, pois a sepse afetou a circulação de sangue nestas áreas.

"Achei que fosse um problema no meu estômago, mas com o passar dos dias fui me sentindo cada vez mais doente. Comecei a desidratar porque se colocasse alguma coisa na boca eu vomitava. Depois de três ou quatro dias, minha irmã Tanya disse: ‘Já chega! Vamos chamar uma ambulância’", afirma em entrevista a um jornal local.

Ao chegar no hospital, Lisa entrou em coma e logo foi conectada à aparelhos de suporte vital e em máquinas de diálise renal. De acordo com os médicos, ela só teria o período de 20 dias para acordar e conseguir sobreviver. No terceiro dia, a mulher despertou.

"Quando tentei me levantar pela primeira vez, pensei que nunca mais voltaria a andar porque não conseguia ficar de pé", relata Lisa.

Lisa tinha um estilo de vida agitado antes da doença como administradora de uma empresa de limpeza e responsável pela filha. Mas, agora, teme perder a outra perna após ouvir dos médicos sobre a possibilidade de precisar amputá-la. Além disso, seus dedos, que estão sofrendo de gangrena, também podem se desprender.

"Meus dedos estão duros como pedra. Fiz unhas de acrílico três dias antes de tudo isso acontecer e elas não cresceram, ainda tenho as mesmas unhas rosa perfeitas", conta.

O que causa a sepse?

A infecção generalizada (sepse) é uma resposta do corpo à bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea) ou a outra infecção juntamente com o mau funcionamento ou insuficiência de um sistema essencial do organismo.

Na maioria das vezes, é causada por certos tipos de bactérias, e raramente por fungos. Infecções que podem levar à sepse começam mais comumente nos pulmões, abdômen ou trato urinário. A partir disso, ela causa complicações, como disfunção de um ou mais órgãos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a sepse como uma crise de saúde global, pois acomete a cada ano 50 milhões de pessoas por ano. Dentre elas, 11 milhões morrem da doença.

Webstories
Mais recente Próxima Zinco: para que serve, onde encontrar e sintomas da deficiência

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

A escultura está exposta no Museu Grévin, o mesmo acusado por Dwayne Johnson de ter errado seu tom de pele

Nova estátua de cera de Beyoncé desperta questionamento dos fãs: 'fizeram ela branca?'

Americana Miki Sudo comeu 51 unidades e bateu recorde na categoria feminina

Com brasileiro na disputa, americano come 58 hot dogs e vence competição tradicional nos EUA; vídeos

Proprietário terá que pagar R$ 268,65; o licenciamento é 100% digital

Detran.RJ prorroga calendário 2024 de licenciamento de veículos; veja as novas datas

A medida valerá para empresas que operam voos regionais com origem ou destino na Amazônia Legal ou em capitais, de forma regular

Reforma Tributária: deputados condicionam alíquota reduzida a aéreas que transportarem no mínimo 600 passageiros por dia

Além dos cuidados com o próprio corpo, é preciso ter a atenção redobrada na higienização correta dos aparelhos

Você é higiênico na academia? Saiba as 6 doenças que podem ser pegas no local

Governo baixa decreto com regras. Data original da prova do Concurso Nacional Unificado foi adiada por causas de chuvas no Rio Grande do Sul. Novo adiamento só poderá ocorrer se problema afetar ao menos 0,5% dos inscritos

CNU: O que acontece em caso de novas tragédias ambientais?

Projeto, que agora aguarda sanção presidencial, poderá beneficiará ex-presidente Alberto Fujimori e 600 militares julgados

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Juliana de Pádua teria integrado uma quadrilha que aplicou golpe de R$ 22 mil em uma mulher

Viúva de Guilherme de Pádua é investigada por estelionato em Minas Gerais

Bar Peixaria Divina Providência, em Irajá, serve frutos do mar frescos e outros petiscos

Saiba o que comer no bar campeão nacional do Comida di Buteco 2024
  翻译: