Saúde
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/06/2024 - 08:40

Morte de Chrystian por Rim Policístico

Chrystian faleceu aos 67 anos após enfrentar rim policístico. Doença causa cistos nos rins, levando a insuficiência renal. Tratamento envolve controle dos sintomas e, em casos graves, transplante ou hemodiálise.

O sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf, morreu na noite desta quarta-feira, aos 67 anos, depois de ter sido internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. O óbito foi confirmado em nota publicada pela família.

Qual foi a causa da morte de Chrystian?

Segundo o hospital, Chrystian morreu devido a um choque séptico em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades.

Em fevereiro o artista já havia sido hospitalizado para tratar uma condição genética chamada de rim policístico, que pode ser considerada uma comorbidade.

Na época, a internação foi no Hospital do Rim, também em São Paulo. Chrystian chegou a se preparar para um transplante renal, mas o procedimento havia sido adiado para o final deste ano.

O que é o rim policístico?

Segundo informações da Rede D’Or, o rim policístico é um condição em que o órgão começa a sofrer com cistos – formações anormais como bolsas que geralmente têm líquido dentro – em seu interior.

Os cistos causam inchaços e dilatações no rim. A sua ocorrência pode ser comum, sem causar grandes transtornos ao paciente, ou mesmo ser percebida.

No entanto, quando são muitos cistos, o que pode comprometer o funcionamento do órgão, a pessoa é diagnosticada com o rim policístico, também conhecido como síndrome renal policística ou doença renal policística.

Nesses casos, o paciente pode desenvolver problemas como insuficiência renal crônica, infecções urinárias frequentes, hipertensão, e, com o tempo, um quadro de falência renal que demande sessões de hemodiálise – filtração artificial do sangue quando o órgão não funciona adequadamente – ou um transplante de rim.

Cantor Chrystian enfrentava doença do rim policístico. — Foto: Reprodução
Cantor Chrystian enfrentava doença do rim policístico. — Foto: Reprodução

O que causa o rim policístico?

Geralmente, os casos de rim policístico são associados a alterações genéticas que levam o órgão a formar os cistos. Segundo o Centro Brasiliense de Nefrologia e Diálise, por exemplo, quando um dos pais tem a doença, a chance de o filho carregar os genes defeituosos é de 50%.

Ainda de acordo com o centro, 85% dos pacientes com rins policísticos têm uma mutação no gene chamado PKD1, que é ligado a uma forma da doença mais agressiva, com maior e mais rápido crescimento dos cistos, que começa a comprometer o órgão já aos 55 anos.

Já 15% carregam a mutação PKD2, mais branda e de progressão mais lenta, que pode levar a impactos mais significativos apenas após os 70.

Porém, as alterações genéticas não são definitivas para desenvolver a doença, ou seja, embora os casos sejam ligados a elas, não é todo mundo que tenha a mutação que vai receber um diagnóstico de rim policístico.

Além disso, segundo a Rede D’Or, apesar de parte dos genes ser transmitida de pais para filhos, há a possibilidade de a mutação ocorrer de forma aleatória em pacientes sem histórico familiar.

Quais os sintomas do rim policístico?

Entre os sintomas de rim policístico, estão:

  • Pressão alta;
  • Dor na parte inferior das costas;
  • Sangue na urina;
  • Espuma na urina;
  • Inchaço no abdômen;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea.

Geralmente, o paciente também desenvolve outras condições renais relacionadas, como pedras nos rins e na bexiga.

Qual o tratamento do rim policístico?

Hoje, não existe cura para o rim policístico. Existem medicamentos que buscam impedir a evolução dos cistos no rim, e grande parte do tratamento é voltada para os sintomas. Segundo a clínica Nefrostar, a conduta varia e vai ser escolhida pelo médico a depender da gravidade do caso e da sua manifestação clínica.

As recomendações também costumam envolver um estilo de vida saudável, como por uma dieta equilibrada, pelo não consumo de álcool e tabagismo, pela prática de exercícios físicos e pelo controle da pressão arterial. Isso porque não seguir esses hábitos têm um impacto direto na função renal, o que agrava as condições do órgão que já está acometido com os cistos.

Em casos mais graves, quando o rim policístico evolui para uma insuficiência renal, tratamentos mais avançados passam a ser considerados, como o transplante renal, que foi orientado para Chrystian, e a hemodiálise.

Uma das questões, porém, é que, como a doença em seu início não manifesta muitos sintomas, o rim policístico costuma ser percebido já em estágios mais avançados, quando o órgão já está comprometido em algum grau. Por isso, muitos pacientes já são encaminhados diretamente para a diálise.

O diagnóstico é realizado por meio de exames solicitados após avaliação clínica do médico, como de urina, tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância.

Mais recente Próxima Pipoca: os 5 benefícios que fazem do alimento um produto altamente saudável

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Alvinegro saiu em vantagem no placar, mas levou empate no fim e saiu com um ponto de São Januário

Na bronca com o VAR, Artur Jorge analisa empate do Botafogo em clássico com o Vasco: 'Um ponto somado'

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) introduz “bandeira amarela”, após quase 2 anos de “bandeira verde”, que não tem cobrança adicional

Conta de luz terá taxa extra em julho

Segundo a polícia, ele era segurança pessoal de Willian Souza Guedes, vulgo Corolla, que é ex-chefe do tráfico de Manguinhos

Polícia prende segurança do tráfico que coordenava roubo de carga no Rio

Resultado foi ruim para as duas equipes

Em clássico marcado por falhas de goleiros, Vasco e Botafogo empatam em São Januário

Sorteio aconteceu às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Caixa Econômica Federal

Mega-Sena: ninguém acerta as dezenas, e prêmio vai a R$ 120 milhões; confira os números

Nomes como Sabrina Sato, Bruna Marquezine, Sasha, João Guilherme, Adriane Galisteu e Alice Wegmann aproveitam férias no país oriental

Japão entra na rota turística de famosos brasileiros, e busca por passagens aumenta; entenda

Ministério da Agricultura e Pecuária alertou que itens, pertencentes a 14 marcas, não devem ser consumidos e serão recolhidos

Os 24 lotes de café impróprios para consumo após serem identificadas matérias estranhas e impurezas; veja lista

O pregão, que resultará em gastos de até R$ 197,7 milhões, pode ter violado o sigilo das propostas técnicas das empresas concorrentes

TCU avalia pedir cancelamento de licitação da Secom de Lula

Presidente disse que não seria possível assinar o documento na ausência do prefeito da capital e do governador. Chefe do Executivo não cita nome de Boulos para 'não ser multado'

Sem Nunes e Tarcísio, Lula não assina contrato do metrô em agenda em SP

Artur Jorge promove mudanças no alvinegro para o clássico contra o Vasco

Escalação do Botafogo: Júnior Santos fica no banco e Gregore entra no lugar de Danilo Barbosa
  翻译: