Pra quem não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve.
Simples, óbvia e tão ignorada. O óbvio precisar ser dito, afinal.
E dizendo o óbvio: um dos maiores desafios das organizações brasileiras é ter clareza de "pra onde estamos indo".
Temos uma cultura muito forte de ter como único foco de gestão o faturamento; quanto de dinheiro no bolso eu quero colocar e quanto disso será lucro.
O tamanho do problema que isso gera é incalculável.
O objetivo exclusivamente financeiro é um obstáculo na busca do sucesso e da longevidade das organizações, simplesmente porque ele não me diz quase nada e não proporciona foco.
Pensa comigo: se eu quero faturamento e lucro, eu posso cortar o time na metade, potencializar o lucro nos primeiros meses, ter a falsa impressão de que a decisão foi um sucesso, e quebrar o negócio seis meses depois por falta de capacity. Doido, né?
Por isso que a definição de objetivos de negócio é tão relevante para o sucesso de uma organização.
No limite, a consequência de um objetivo bem definido deverá sempre ser lucro, faturamento para a empresa. Porém, a forma como isso será alcançado traduz o caminho e o caminho garante a chegada.
A chegada é o objetivo.
Um objetivo precisa ser claro e dizer exatamente aonde eu quero chegar.
Um exemplo simples. Como objetivo: "ser a referência em experiência de atendimento". Para medir o atingimento (quanto do caminho eu já percorri), uma meta: "entregar uma experiência excepional em x% dos atendimentos". Para metrificar, um processo: "aplicar uma pesquisa de satisfação em x% dos atendimentos".
E é sobre isso: um objetivo claro gera uma cadência lógica de ações e acompanhamentos. Ser referência em experiência gera um diferencial de mercado que, naturalmente, te coloca em um lugar diferente da sua concorrência. Como consequência, mais vendas (e melhores, com menos esforço. Bom e velho boca a boca, né?).
A magia do marketing está na correlação entre os fatores. Marketing é comunicação, é estratégia, mas também é negócio, é crescimento e inteligência de negócio. Uma coisa sempre leva a outra.
Mas me conta, qual é sua maior dificuldade para definir seus objetivos? Você sabe para onde seu negócio está indo? Precisa de ajuda para pensar sobre?
#negócio #business #reflexão #objetivos #OKRs #growth #marketing #consultoria #conhecimento