A situação da rede de supermercados Dia já era acompanhada pelo mercado há um tempo... principalmente após o pedido de Recuperação Judicial esse ano...
Uma possível venda explorando a consolidação de lojas com outras redes de varejo era, talvez, um dos caminhos mais esperados...
Outro caminho possível seria o seguimento do negócio em RJ, com o possível fechamento de lojas - além das já anunciadas - e um olhar mais longo de turnaround ou mesmo de encerramento das operações.
O desfecho foi razoavelmente rápido e interessante do ponto de vista de análise da operação.
(...)
O que me chamou a atenção foi a venda pelo valor simbólico de 100 euros, devido ao endividamento e cenário de caixa.
Recentemente fizemos um valuation para um grupo empresarial que tem um negócio interessante mas que carrega uma dívida relevante.
Ao modelarmos por FCFF - Free Cash Flow to Firm o resultado do valuation era um deal com um aporte quase simbólico também.
Isso é mais comum do que as pessoas pensam, mesmo no middle market...
Talvez a diferença seja a maturidade de governança.
No middle market há muito ego nesse tipo de operação e as pessoas as vezes preferem seguir com o negócio sendo deteriorado do que fazer um deal que vá ferir a 'tradição' da empresa ou a vaidade dos fundadores.
(...)
O que me faz lembrar outra história... de quando conversava com o sócio de um hospital de médio porte para fazermos o sell side e ele me respondeu:
- Gilvan eu não quero fazer pois esses grupos vem de fora e querem pagar preço de banana... como foi com o hospital 'y'
(obviamente o hospital desse meu cliente e amigo querido tinha um grau de endividamento relevante e uma geração de caixa pequeno... e o hospital 'y' foi adquirido em uma operação divulgada com o comprador assumindo uma dívida de R$ 100 milhões)
O qual eu respondi:
- Doutor você sabe que ninguém paga preço de banana... as operações buscam o 'valor justo' para a firma.
Como o senhor sabe os laboratórios Pretti e Bioclínico foram vendidos a pouco para o Fleury por R$315 milhões com um bom múltiplo de EBTIDA.
A diferença de valor é sempre a gestão e a performance do negócio.
Muita performance = bom valor
Baixa performance = pouco valor
Essa equação simples é a que, dentro de uma análise fundamentalista, não vai mudar