"O legado de Airton Langaro Dipp em Passo Fundo é como uma tapeçaria minuciosamente tecida, onde cada fio conecta o passado ao presente, traçando o futuro da cidade. Em seus três mandatos como Prefeito (1989-1992, 2005-2008 e 2009-2012), Dipp não apenas pavimentou ruas, mas desenhou veias pulsantes que impulsionam o coração da cidade, criando um fluxo contínuo de progresso e modernidade. As obras de infraestrutura foram mais que concreto; foram pontos de encontro nas quais vidas e histórias se entrelaçaram, formando um mosaico de segurança e mobilidade urbana.
Na educação, Dipp plantou árvores de conhecimento, reformando escolas e nutrindo futuros promissores para muitas crianças e adolescentes. Ele cultivou um jardim cultural vibrante no qual cada espaço e criação floresceram, reforçando a identidade de Passo Fundo. Na saúde, cada UBS, hospital modernizado e unidade ampliada foi como abrir janelas à luz da dignidade, fazendo o coração da cidade pulsar com mais força. No meio ambiente, ele incentivou o guardião do verde, preservando o que é vital para a vida.
Sua escuta atenta foi o fio condutor desse grande tecido na medida em que Dipp governou com as vozes dos cidadãos, tanto urbanos quanto rurais. Fortaleceu os Conselhos Municipais para receber sugestões acerca do saneamento, moradia, educação, saúde, mobilidade urbana, desenvolvimento da cidade, criação de empregos, esporte, lazer e assistência social, criando um espaço onde cada voz pudesse ser ouvida e valorizada.
Além disso, sua criação da Secretaria de Segurança Pública foi um marco, abrindo caminho para o Projeto Justiça Comunitária nos bairros Zachia e Valinhos, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Gaglietti, entre 2010 e 2012, com a cooperação do Professor Israel Kujawa, Doutor e PhD em Psicologia. Este projeto costurou a segurança com a justiça, fortalecendo o tecido social desses bairros e mostrando que a verdadeira segurança nasce do diálogo e da participação comunitária. O legado de Dipp é, portanto, um manto que acolhe Passo Fundo no qual o tecido da cidade é fortalecido pela escuta e pela ação conjunta".
* Prof. Dr. Mauro Gaglietti
Escritor, Professor Universitário e Titular da Cadeira 31 da Academia Passo-Fundense de Letras na qual exerce há 15 anos a Curadoria do Café Filosófico.
*****************
Foto: Professor Israel Kujawa, Candidato a Vereador, e Airton Langaro Dipp, Candidato a Prefeito de Passo Fundo no CTG Lalau Miranda na Abertura do Festival do Folclore
Diretor de Mercado Governos @Macroplan | Consultor @MAsquinoLtda | Doutor em Urbanismo (USP) | Mestre em Economia (Insper) | Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT) | Arquiteto Urbanista (USP)
4 mJulia Kobylanski Ambrosio Ana Braga João Pasqualeto Coutinho