Estou de volta da Europa e profundamente impactada com a visão que os estrangeiros têm do Brasil. Nós, brasileiros, temos a responsabilidade de ajudar a moldar e melhorar essa percepção. Minha recente viagem a Portugal foi minha primeira experiência internacional. Nunca tinha saído do Brasil e fiquei surpresa com as ideias equivocadas que muitos europeus têm sobre nós. Durante minha viagem, procurei me aprofundar na cultura local e conversar com as pessoas. Invariavelmente, a conversa chegava à minha nacionalidade. Ao perguntar se já haviam visitado o Brasil, a resposta era quase sempre a mesma: "Não, porque lá é muito perigoso, não é?". Um dos portugueses com quem conversei disse que, no Brasil, vivemos em modo de sobrevivência, reféns da criminalidade, e que se saíssemos às ruas seríamos assaltados. Essa percepção veio de amigos brasileiros que moram em São Paulo. Reconheço que o Brasil enfrenta problemas reais e que a segurança é uma questão crítica. No entanto, essa visão exagerada não corresponde à realidade completa do nosso país. Muitas vezes, sofremos da síndrome do vira-lata, enfatizando apenas os aspectos negativos daqui e idealizando a vida em outros países. Conversei com muitos brasileiros que trabalham em Portugal, majoritariamente como garçons ou em outros cargos de entrada, que ganham no máximo 1.500 euros, mas gastam mais de 80% do salário apenas com moradia e alimentação. Portanto, não é uma vida de luxo como muitos imaginam. Nosso país é incrível, rico em beleza natural, com uma terra fértil, somos hospitaleiros, acolhedores e calorosos. Precisamos nos orgulhar disso e compartilhar essa realidade com o mundo. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira, mesmo reconhecendo as nossas falhas. #europa #viagem #internacional #brasileiro
Clarissa Hohmuth Rissi Muito interessante e importante o seu relato! Que possamos transformar a nossa imagem lá fora.
Infelizmente essa visão são fatores de muitos anos e de muitas atitudes de pessoas que vieram antes … Na Itália , Alemanha , Suíça também acontece. Algumas pessoas tiveram experiências legais com brasileiros no setor de trabalho ou amizade mas nem sempre todos tem coisas boas a falar . É triste pois somos incríveis como pessoas e profissionais !
De uma europea que rodou muito: Brasil é complicado, sim, mas também é o melhor lugar desse mundo 💚
Se nós não nos valorizarmos, quem vai?
Administração de Empresas e Treinamento Financeiro
7 mEu morei em Portugal 11 meses e infelizmente convivia com essa visão deles. Por fim, percebi que mesmo com diversos problemas enfrentados por nós brasileiros o nosso país é único, a nossa recepção, o nosso calor humano é inegociável, com tantos problemas ainda somos pessoas de coração acolhedor e foi isso que me fez voltar e ter orgulho do meu país. Percebi que da mesma forma que trabalhamos lá em dois empregos, podemos trabalhar aqui também e que não há nada melhor de que você estar no seu país e não sentir-se isolado.