A “Carta do Imds” desta semana celebra o aniversário de quatro anos do instituto e todo o trabalho realizado até aqui!
Para todos nós foi e tem sido uma fonte de satisfação participar da criação e do crescimento do instituto. Para além do serviço de utilidade pública que prestamos com a disponibilização de nossos dados, o apoio a governos estaduais e municipais e as pesquisas na área de mobilidade social e avaliação de programas, podemos dizer que é inspirador o que fazemos: aplicar o método científico em questões relevantes que têm o potencial de gerar mobilidade social para os mais pobres.
Ao fim de 2019, firmou-se a convicção de que o Brasil necessitava de maior mobilidade social de modo a enfrentar os terríveis desafios da pobreza e da gigantesca desigualdade. O grupo de idealizadores de nosso instituto, motivado por uma experiência positiva no trabalho de pesquisa, proposição e advocacy que resultou no projeto da Reforma da Previdência, o qual subsidiou de forma significativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103, de novembro de 2019, avançou então, já em meio à pandemia do Coronavírus, à fundação do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social - Imds. Em agosto de 2020, começam oficialmente as operações do Imds.
A partir de 2023, o Imds iniciou um processo de aproximação com governos estaduais e municipais identificados como tendo potencial transformador e que estavam dispostos à inovação em política social. Assim, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) nos quais a equipe técnica do Imds dá suporte científico e metodológico visando à elaboração, em conjunto com a equipe técnica do governo local, de diagnóstico socioeconômico e/ou desenho e/ou monitoramento e/ou avaliação de programas sociais.
Atualmente, o Imds tem em andamento ACTs com governos estaduais, como Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo e dois ACTs com governos municipais: Rio de Janeiro e Vitória.
Por fim, embora não seja objetivo central do instituto produzir pesquisa acadêmica, tudo o que fazemos envolve aplicação de método científico a problemas práticos. Instituímos o Prêmio Imds/SBE, com edições já realizadas em 2022 e 2023 – e em andamento para 2024.
Você já recebe a newsletter quinzenal Carta do Imds? Para recebê-la e ter acesso a novidades sobre o instituto em primeira mão, cadastre-se em nosso site – link na bio!
#Imds #ImdsBrasil #MobilidadeSocial #PoliticasBaseadasEmEvidências #CartadoImds #AniversárioImds