Para fortalecer nossa cultura e promover interação entre os times, a área de Pessoas & Cultura promoveu um workshop especial com todos os colaboradores e prestadores da operação da Tecnored, que contempla os setores de manutenção, carbonização, logística, utilidades, forno e aglomeração. Ao todo, 81 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no dia 12 de abril.
O Workshop foi dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes receberam o resultado de seu teste DISC, respondido ao longo da semana anterior. DISC é uma ferramenta que ajuda a avaliar o comportamento das pessoas, levando em consideração os perfis e padrões que predominam em um certo tipo de ambiente. A partir daí, os presentes puderam entender seus perfis e os de seus colegas, para assim melhorar o trabalho em equipe e a motivação de cada um, num momento de empatia.
Na segunda etapa, os participantes aprenderam um pouco mais sobre comunicação não-violenta (CNV), prática que já vem sendo trabalhada e inserida na cultura da Tecnored nos últimos anos, para que cada um compreendesse melhor sobre sentimentos e necessidades seus e de seus colegas, aumentando o respeito e confiança entre as equipes.
Para o mecânico de manutenção, Dirceu Lelis, o workshop foi um momento de aprendizado que levará para a vida toda. “Me ensinou a prestar mais atenção nas pessoas, compreender que cada um é único e todos têm qualidades, por isso temos que respeitar e admirar a todos”.
João Luiz Souza Lima, operador da carbonização, destacou que o evento o deu a oportunidade de conhecer ainda mais seus colegas de trabalho. “Tive a chance de conhecer mais sobre as pessoas que estão comigo no dia a dia. Consegui perceber que há uma diversidade de personalidades entre meus colegas, e que é possível criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos.”
Para Luciene de oliveira, operadora da logística, o workshop foi inesquecível. “Foi um momento maravilhoso. Ter uma análise do nosso perfil nos traz muito autoconhecimento e nos ensina a conviver melhor com o outro”, pontuou ela, que está comprometida em desenvolver mais a comunicação não-violenta. “Já venho tentando inserir a CNV no meu dia a dia, então gostei muito de aprender ainda mais, para mantermos o senso de coletividade e conviver em harmonia”, completou.
O encontro foi comandado pela Gerente de Cultura da Tecnored, Patricia Marçal, com acompanhamento da BP de RH, Michelle Campos Corrêa, e a participação do Gerente de Operações, Kleber Teixeira.
#somostecnored #conhecimento #CNV #DISC #tecnored #autoconhecimento