The 8 show: analogia ao filme “Alice no país das Maravilhas?” Assisti na Netflix! A série sul-coreana de drama e humor ácido faz parte semanalmente do top 10 da plataforma no Brasil. Tanto a história quanto o visual chamaram atenção por lembrarem muito “Round 6”, mas confesso que lembrei do filme “O Poço”. Trama original e independente, tece críticas ao capitalismo e à sociedade moderna à sua maneira utilizando-se de humor sádico e violência para mostrar como a humanidade reage em situações extremas em que sua sordidez é colocada em uma lente de aumento. A história fala sobre oito pessoas endividadas que recebem um convite para participar de um jogo. Cientes de que esse game “não requer nenhuma habilidade específica, apenas o tempo que iriam jogar fora” e confinados num prédio de oito andares com câmeras, precisam gerar entretenimento às pessoas que os assistem. Quanto mais interessante for seu “show”, mais tempo de estadia acumulam no relógio central, o que significa que mais dinheiro irão ganhar. Abertamente faz abordagem a realidade do dinheiro, a ganância, a loucura. Penso que em algum nível basearam-se em "Alice no país das maravilhas" para criar os personagens, nomeados de 1 a 8: 1: Único no uniforme que tem uma gravata, tem dificuldade em se locomover, está sempre atrasado, não seria um tipo de coelho? 2: Em muitos momentos ela me parece o chapeleiro com o papel de proteger e ajudar a Alice sem se esquecer de sua própria história, mas a 5 às vezes me confunde neste papel. 3: O gênero da Alice foi trocado, e é claro que o 3 é a Alice! Ele é quem cai no "buraco" em busca de um novo mundo, sonhador, é a peça que interliga todos os outros, é quem se rebela pelo sistema. 4: Tanto a 4 quanto o 6 seriam os "gêmeos" tweedle dee e tweedle dum já que estão sempre ao lado da rainha e dificultam a vida de todos sempre que possível. 5: A performática que me deixa na dúvida entre o GATO (mais provável) ou o chapeleiro. 6: "Gêmeos" tweedle dee e tweedle dum, com a 4. 7: É ele sempre quem sabe das coisas, quem ajuda em momentos obscuros e está sempre fumando. É a Lagarta e sua transformação é evidente. 8: Claro, Rainha de copas. Pesquise sobre o que está acontecendo na política da sua cidade, como prisioneiros escapam de prisões, como alguns chefes esculacham trabalhadores e como estes, que acham não ter opção, acatam todas as demandas extremas do trabalho. Gostei muito da série, bem estruturada, repleta de reviravoltas e principalmente: REAL! Sua base é em como nossa sociedade vive, se constrói e se mantém, sendo um retrato dramático da vida moderna. Enfim, para concluir, passa um questionamento intrigante, sobre como estamos convivendo com sociopatas e o como estamos sendo levados pelo fluxo. Pobres e ricos, sorte e azar. É um filme pesado, retrata perspectivas reais de forma dura e cruel aos sentidos. Preciso dizer mais? Porque se precisar, assista a série, se aguentar. Se não, assiste "Alice no país das maravilhas".
Excelente recomendação, Dani! Já coloquei aqui na minha lista para assistir depois haha.
Realmente muito bom sua dica Daniela! "The8show" é uma série que mistura elementos de comédia e drama, desenvolvida por criadores independentes. A série ganhou notoriedade por sua abordagem inovadora e narrativa envolvente, abordando temas contemporâneos e relevantes. Os criadores de "The8show" também são conhecidos por interagir ativamente com seus fãs, muitas vezes incorporando feedback e ideias da audiência em episódios futuros. Isso ajudou a criar uma comunidade em torno da série, que se sente parte do processo criativo. Realmente é necessário se aprofundar e ir a pesquisa, como você mesmo sugeriu, afim de termos mais e mais entendimento profundo sobre a real mensagem da mesma. Parabéns pelo Post.
Despertou a curiosidade aqui hein Dra.Daniela Bueno Ribeiro. Se não for muita longa, eu me arriscaria a assistir nesse início de férias. Você mostrou com palavras quase que um trailer, transcrevendo os pontos altos pra aguçar a curiosidade. Acho que vou encarar!!
Dra.Daniela Bueno Ribeiro sua análise é perspicaz e detalhada! A série realmente traz uma crítica mordaz à sociedade moderna, utilizando-se de uma trama envolvente e personagens marcantes. A analogia com "Alice no País das Maravilhas" adiciona uma camada interessante de interpretação. A violência e o humor sádico ressaltam a crueldade e a ganância presentes no mundo real, fazendo-nos refletir sobre nossa própria sociedade. É uma obra que provoca e desafia, recomendada para quem aprecia narrativas intensas e reflexivas. Excelente recomendação e análise!
Engenheiro Químico | Especialista em Processos Químicos Industriais e Fermentação | Foco em Biotecnologia
6 mExcelente análise, Daniela! A analogia com "Alice no País das Maravilhas" realmente destaca as camadas de crítica social presentes na série. Sua visão sobre os personagens e suas representações é intrigante e acrescenta uma dimensão interessante à interpretação. A série parece ser um espelho perturbador da nossa sociedade. Vou conferir!