Rio Preto vence o negacionismo e Secretaria de Saúde atinge metas de vacinação!
Segundo dados da secretaria municipal de saúde, o município de São José do Rio Preto tem conseguido atingir as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde (acima de 80%) para as vacinas que compõem o calendário do SUS.
Para a vacina contra o HPV, o Papiloma Vírus Humano, transmitido por via sexual e que pode provocar casos de câncer de colo de útero, ânus, garganta, pênis, entre outros, o público-alvo são crianças e adolescentes de 09 a 14 anos.
Nesta faixa etária, o município imunizou mais de 96% das meninas e 85,5% dos meninos, resultado considerado bom pelos especialistas. A vacina agora é aplicada em apenas uma dose.
Ainda no grupo de crianças e adolescentes, cerca de 8700 jovens entre 11 e 12 anos foram imunizados contra a Meningite, doença que pode levar a morte em casos mais graves.
O número representa uma cobertura vacinal de 98,49% do total esperado.
A vacinação de crianças de até 01 ano também avançou de forma considerável, segundo os dados disponibilizados pela prefeitura.
Sete tipos de vacinas atingiram a meta sugerida pelo Ministério da Saúde para este público.
Para os maiores de um ano e gestantes, a cobertura vacinal encontra-se acima dos 80%, com exceção da vacina contra Difteria e Tétano, aplicada em gestantes, que está com cerca de 70%.
Vale ressaltar que as vacinas são seguras, eficazes e protegem crianças, jovens, adultos e idosos de casos mais graves das mais diversas doenças. Não caia em notícias falsas!
Mantenha a carteira de vacinação de seu filho sempre atualizada. Os beneficiários do Bolsa Família que não mantiverem as vacinas de seus filhos em dia, poderão perder o direito ao benefício.
#vacina #saúde #riopreto #coberturavacianal