🚀 Na nossa última postagem, compartilhamos o que nos motivou a iniciar a jornada rumo à autogestão – um caminho desafiador, mas profundamente transformador para a organização e para cada uma de nós.
Hoje, queremos falar um pouco sobre como estamos fazendo isso acontecer e destacar a importância de uma consultoria especializada nesse processo.
Por aqui, gostamos de dizer que boas consultorias são o nosso "luxo". Ter profissionais capacitadas ao nosso lado, nos ajudando a enfrentar os desafios que o crescimento e a profissionalização trazem, faz toda a diferença. E quando se trata da implementação da autogestão, isso não seria diferente, né?
Nossa jornada começou com uma consultoria focada em pessoas, atuando em um campo mais sutil. O primeiro passo foi investigar as sócias, avaliando se havia, de fato, essa vontade e compreensão sobre o impacto da distribuição de poderes e autonomias. Depois, o trabalho se estendeu para a equipe, preparando o terreno para as mudanças que estavam por vir. O foco foi trazer nitidez sobre as transformações e preparar todas para a liberdade e responsabilidades que a autogestão demanda.
A segunda consultoria, que nos acompanha nos últimos dois anos, trouxe a prática. A partir de papéis operacionais detalhados e responsabilidades distribuídas, ela ajudou a estruturar nossa organização em círculos, conectar-nos por meio de reuniões periódicas bem definidas e distribuir poder com os papéis essenciais. A Nara, nossa amada consultora, além de nos auxiliar trazendo perguntas e não respostas prontas, nos acolhe nos momentos de maior complexidade.
Quando pensamos no quanto essa mudança desafia a forma tradicional de gerir e organizar uma empresa, entendemos o quão difícil seria fazer essa transição sem o apoio de quem já domina essas tecnologias sociais e pode moldá-las às necessidades de cada organização.
Acho que podemos dizer que estamos passando por um desmame gradual, cada vez mais integradas aos conceitos básicos da Sociocracia. Isso tem trazido uma naturalidade para o nosso dia a dia e mais segurança para criarmos dentro da Sambacracia, nossa versão cheia de borogodó de como fazer a autogestão acontecer.
💡 Top Voice Gestão de Casos em 2024 Desafio mulheres a cuidarem da saúde mental diariaMENTE! Mãe, Psicóloga e Cofundadora do Instituto Florere
3 mEm tempos de hiperconectividade, receber um reconhecimento por influenciar tecnicamente outras pessoas por meio de uma importante rede social como o LinkedIn é algo que me orgulho muito! 🙏