Compartilho com vocês o meu certificado de participação na Exposição de Trabalhos finais de graduação de cursos de Arquitetura e Urbanismo, na Galeria Ruth de Souza - Teatro Paschoal Carlos Magno, organizada pelo Núcleo da Zona da Mata e Vertentes do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/ZMV. O trabalho exposto é uma prancha síntese do meu TFG, com o tema: “Eixo Ativo: requalificação urbana em Cataguases - MG”.
Publicação de Júlia Martins Carrara
Publicações mais relevantes
-
📚 💡 Compartilho uma parte da apresentação minha dissertação defendida em novembro de 2022. O trabalho pretende auxiliar a disseminar o conhecimento de uma das áreas da gestão de projetos – o gerenciamento de riscos. Para tal estabeleceu como objeto de estudo a arquitetura do edifício vertical habitacional e a aplicação das técnicas e ferramentas do gerenciamento de riscos ao longo de seu processo projetual O resultado é o projeto de um prédio residencial vertical com dez pavimentos tipo que tem com características marcantes a modulação e a utilização de materiais típicos da construção local nas suas fachadas.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Estudo de danos do Clube Campinense realizado pela disciplina de projetos arquitetônicos 5 do curso de arquitetura e urbanismo da UFCG. O seminário já está disponível no canal do YouTube do grupo de pesquisa arquitetura e lugar. A proposta é a universidade contribuir com a conservação desse importante patrimônio arquitetônico moderno paraibano.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Hoje recebemos a boa notícia da aprovação do artigo fruto do TCC I pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAC Barbacena. Trabalho realizado pelo colega Renan Pacheco, orientado por mim e pela querida professora Marcillene Ladeira, no II Simpósio Brasileiro de Águas Urbanas, organizado pela UNESP São Paulo. Em breve falaremos mais deste belo artigo. Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DOS PONTOS PAUTADOSEM SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA NO NOVO PLANO DIRETOR DE BARBACENA, MINASGERAIS.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
[Grandes autores + Arquitetura e Urbanismo] O arquiteto e professor holandês Herman Hertzberger é, talvez, um dos nomes mais importantes na minha formação profissional – e pessoal. Entender suas propostas para uma arquitetura mais humanizada, flexível, polivalente, convidativa e estrategicamente pensada para equilibrar demandas da coletividade e do indivíduo sempre me obrigou a quebrar diversos dos preconceitos inicias sobre conceitos como “público” e “privado”, sobre o encontro e a privacidade e sobre as tantas gradações possíveis entre eles. Nesse 6 de julho, um salve para o aniversário do autor de “Lições de Arquitetura” (1996), cujos escritos advogam por uma arquitetura e urbanismo do encontro e da troca entre as pessoas e cujas ideias seguem como base e norte para as aulas de projeto por aqui. _____________ #HermanHertzberger #LiçoesdeArquitetura #GrandesAutores #Arquitetura #Urbanismo
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Plataforma Integrada de Arquitetos da Administração Pública "A Ordem dos Arquitectos está especialmente empenhada em promover o reconhecimento da atividade específica e especial dos Arquitetos da Administração Pública. Nesse desígnio, a Plataforma Integrada de Arquitetos da Administração Pública pretende ser um espaço privilegiado para o diálogo, a reflexão e o encontro de todos aqueles que integram esta comunidade de profissionais da arquitetura ao serviço do Estado, ao nível central, regional e local." Mais https://lnkd.in/dwit9_i5
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Ontem durante a aula de Conforto Ambiental tivemos a presença ilustre do Fernando Sá Cavalcanti, diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL que contribui muito a área de conforto através de suas pesquisas. Sua palestra trouxe a evolução da área de conforto térmico e as constantes mudanças que o projeto deve adequar e levar em consideração nas tomadas de decisões, como as mudanças climáticas e eficiência energética. Por fim, um ponto ficou claro: "para se tornar arquiteto, é necessário empatia pelas pessoas!". #arquiteturaeurbanismo #senac #bausenac #confortoambiental
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
A formação acadêmica do Arquiteto e do Urbanista está cada vez mais defasada e descolada das necessidades e (oportunidades) atuais.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis disponibiliza gratuitamente um manual digital, dirigido especialmente a professores e alunos do 2º ciclo, que permite trabalhar e aprender de forma experimental em torno dos temas Arquitetura, Paisagem, Território, Património e Sustentabilidade. » Aceda ao Manual: https://lnkd.in/dpZZavPG
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Ontem celebramos o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, data escolhida para homenagear o nascimento de Oscar Niemeyer e a fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR). Um dia que simboliza o reconhecimento da relevância dessa profissão para o desenvolvimento do nosso país. A arquitetura é uma ferramenta poderosa que influencia nossas vidas em escalas micro e macro. Como arquitetos, temos a responsabilidade de olhar para o presente com visão de futuro, sabendo que cada detalhe escolhido em projeto — arquitetônico ou urbano — tem o poder de transformar além do instantâneo. A estética é um dos pilares fundamentais da arquitetura, e não deve ser subestimada. "A Beleza é o princípio fundamental e está intrinsecamente ligada ao conceito do Bem". Essa ideia resgata a essência das teses filosóficas que associavam a beleza à harmonia universal e à espiritualidade. Quando projetamos espaços, promovemos essa ideia de contemplação e bem-estar. Mas quem vê a arquitetura apenas pelo lado estético não compreende sua totalidade. Arquitetura também é funcionalidade. É criar espaços que acolhem, atendem às necessidades humanas, conecta pessoas, soluciona problemas e melhoram a qualidade de vida. Aos colegas arquitetos e urbanistas, parabéns pela relevância do trabalho que realizamos diariamente. Que o bom exercício da profissão guie nosso passos para que possamos continuar projetando, com responsabilidade e criatividade, um futuro mais humano. Foto: Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, projetado por Paulo Mendes da Rocha, pelas lentes de Manuel Sá.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Queria compartilhar mais um artigo publicado para o 1º Simpósio Brasileiro Território Cidade e Arquitetura intitulado "A difusão dos apartamentos kitchenettes em São Paulo na Segunda Metade do Século XX: estudo de caso do Edifício Normandie".
Entre para ver ou adicionar um comentário