Perdi várias e continuarei perdendo muitas propostas para formar Auditores ISO 9001:2015. Para mim, não é possível formar auditores internos em menos de 24 horas. Para mim, não é possível formar auditores online. Ainda acho 24 horas pouco, pois a ISO 9001:2015 tem muitos requisitos estratégicos, que demandam que pelo menos a pessoa que vai auditar a Alta Direção tenha conhecimento de ferramentas como GPD, Hoshin Kanri, Policy Deployment, BSC, SWOT entre outras. Se for pensar bem, cada requisito da ISO 9001 possui uma infinidade de possibilidades de ferramentas a serem aplicadas. E se o auditor não as conhece, fica difícil auditar. Nós auditores IATF somos treinados e avaliados em diversas ferramentas e mesmo assim, ainda há muitas outras. Quem perde com isso é a própria empresa que quer economizar dinheiro com treinamentos de duração menor e mais baratos e que, na prática, pouco vão contribuir para melhoria do Sistema de Gestão. Aliado a isso temos a grande maioria das auditorias de terceira parte feitas de forma superficial, por diversos motivos que já publiquei aqui. Em resumo: Está difícil para as organizações elevarem o nível de maturidade do Sistema de Gestão da Qualidade. Uma pena que os órgãos acreditadores, as certificadoras pouco fazem para mudar esse panorama. Algumas até incentivam o cenário atual.
24 horas para treinar unicamente comportamento e técnicas de auditoria, ainda que exíguas, para um primeiro momento é aceitável, devendo requerer um complemento após os auditores terem sido testados na prática. Mais umas 16 horas para reorientações e acertos de comportamento, perfazendo, então, 40 horas. Todavia, os candidatos a auditor já devem possuir conhecimento profundo e validado sobre os requisitos da Norma ISO 9001, das melhores práticas de gestão, do ambiente estratégico, bem como da maior parte das ferramentas existentes na matéria, como as citadas acima, entre outras. Se não tiverem, precisarão se preparar previamente. E não é com cursinhos relâmpagos ou outras aberrações. Caso contrário, é mais do mesmo como vemos hoje em dia. É isso o que vendo. Minha preocupação e foco são com o cliente que está me contratando, e desejo que seu desempenho global seja perene e positivo. Quero ver resultados econômicos e não um certificado na parede. Este é o meu mantra. Isto, meu caro Maurício Sócio, é no que devemos focar, pois é um diferencial para ser valorizado por aqueles dirigentes que não querem um "mundo do faz de conta"! Se querem apenas "passar na ISO", tem cursinhos de 4 horas COM DIPLOMA.
Tem curso de formação de auditor interno, auditor líder, entre outros a rodo por aí e cujo a carga horário é de 1 hora. Já provei isso em uma postagem do meu outro pai, Andre Dytz. Por isso a decadência dos organismos certificadores, das organizações de modo geral, que se preocupam em obter a certificação para por na parede ao invés de focar no plano estratégico do negócio, nos desdobramentos dos objetivos, etc... e ter por consequência seu reconhecimento de um sistema de gestão.
Formar auditor ou vender certificado de auditor.. depende o que a empresa busca estrategicamente..
Consultor de Gestão, Professor de Pós Graduação, Instrutor, Palestrante e Auditor de Sistemas de Gestão
9 mkkkkkk teve gente dizendo que no meu site tem curso de auditor de 24 horas. Sim. Tem sim. Se recebeu a minha proposta de curso in company de 24 horas vai entender quais são os pré requisitos para isso. Pode auditar minha história inteira. Sou muito coerente com tudo que prego. Eu deixei de dar cursos de norma e auditor por certificadora há mais de 10 anos, quando os dimensionamentos mudaram. Perdi dinheiro, mas não perdi dignidade.