Defeso Final da Piracema no Amazonas
O Defeso da Piracema no Amazonas, inicia anualmente em 15 de novembro e termina em 15 de março, ou seja, nessa temporada todos os ambientes aquáticos de pesca do estado ficam passiveis de proibição.
Durante a piracema, alguma espécies de peixes de água doce migram para a nascente dos rios contra a correnteza, no intuito de se reproduzirem. Portanto, o defeso da piracema é uma época do ano com o objetivo de preservar a reprodução das espécies.
Sendo assim, passam a compor o defeso no estado as seguintes espécies: caparari, surubim, pirapitinga, mapará, sardinha, pacu, aruanã e matrinxã.
O período de defeso do Tambaqui iniciou em 1° de outubro e finalizou em 31 de março. Quanto ao Pirarucu, o período do defeso durou 1 ano e foi encerrado em maio de 2023.
Nesse período, todos os profissionais da atividade têm direito a solicitar o seguro defeso, do Instituto Nacional de Seguro Social. E de acordo com o decreto Federal, quem estiver pescando, transportando, comercializando, armazenando ou exportando espécies sem as devidas autorizações devem receber multas, tudo isso, é uma entre tantas medidas e ações que como empresa respeitamos e concordamos, pois acreditamos que apenas assim podemos levar a todos muito além de peixes frescos, estamos falando de segurança alimentar e preservação da fauna amazônica, sem afetar as comunidades e seus costumes ancestrais.
Com o fim do defeso, nossas operações já retornaram para que todos os estabelecimentos parceiros sejam abastecidos com os peixes nativos. Se você deseja entender mais a respeito de todos essas espécies ou mesmo levar até seu estabelecimento peixes de pesca e manejos artesanais e sustentáveis, peça o catálogo e conheca nossa riqueza aquática em forma de peixes.
#respeite #reproducao #piracema