Gostaria de trazer minha visão como mulher e comunicóloga sobre os posts e ações que normalmente vemos no Dia Internacional da Mulher.
Clichês da comunicação
São vários e aparecem como uma infestação no dia 08 de março, porém, tem um deles que me pega demais: guerreira, forte e batalhadora.
Gente, entenda de uma vez por todas, precisamos ser fortes e batalhar mais, porque desde cedo somos silenciadas, condicionadas a um lugar de inferioridade e ensinadas que devemos cuidar, aceitar e não reclamar.
Precisamos de mais estudo, esforço e resiliência porque não nos sobra alternativa. E veja que irônico, mesmo assim, ainda não somos “o bastante” para ocupar os cargos de liderança e para termos salários iguais aos dos homens. E não falo isso baseado apenas na minha experiência. Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as mulheres estudam mais do que os homens, mas não chegam a 40% dos cargos de liderança no país (fonte UOL).
O que você realmente quer comunicar?
É fácil escrever posts cheios de palavras bonitas. Porém, parabenizar, reforçar estereótipos ou utilizar clichês, só mostra que a comunicação não foi nada intencional. Estudar sobre a história, apoiar a causa e gerar conteúdos de valor é o que realmente comunica e se conecta com as pessoas.
Para isso, ouvir e dar voz para as mulheres pode ser uma boa alternativa.
Flores, cartões, bombom... O que essa entrega comunica?
Do que adianta entregar flores e assediar as colaboradoras? As flores vão suprir a diferença salarial ou apagar as entrevistas onde vocês questionaram a vontade da mulher de ter filhos ou as demissões após a licença maternidade?
Eu respondo: NÃO!
Sabe o que faz a diferença?
Equidade de gênero e de salário, espaços seguros, oportunidade de crescimento, vagas afirmativas para mulheres, treinamentos e letramento sobre a causa e principalmente, ouvir as mulheres!
Não é simples, mas é possível!
#equidadedegenero #mesdamulher #diainternacionaldamulher
Especialista em DEI | ESG | Cultura e Comunicação Interna | Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento
3 mAmei!! Vamos valorizar as mulheres 👏🏼👏🏼👏🏼