Gol, Dia, Casa do Pão de Queijo: as empresas que pediram recuperação judicial no 1° semestre de 2024
292 empresas em 2024 entraram com pedido de recuperação judicial. A primeira do ano foi a Gol Linhas Aéreas (está em reestruturação financeira nos EUA – processo similar a Recuperação Judicial no Brasil), seguida da Rede Dia de Supermercados, da Odebrecht Engenharia e Construção e da Casa do Pão de Queijo. Para mencionar as grandes em nosso país. Mas são apenas 4 do número de 292 empresas que entraram com o pedido este ano, somando-se àquelas RJs já em andamento, acumulamos o impressionante número de 4.203 empresas que estão em Recuperação Judicial.
A reportagem de hoje publicada no G1 no link traz dados muito importantes e de alerta, mas principalmente corrobora que é necessário, ou melhor, imprescindível que todas as organizações possuam uma governança forte, pois as principais causas estão relacionadas com problemas de gestão, administração e controle, questões financeiras, como o endividamento excessivo e problemas regulatório tendo em vista o descumprimento de normas e leis.
A adoção de um programa de Compliance de forma efetiva pode auxiliar as empresas a impedir ou mesmo mitigar os riscos financeiros e jurídicos, sendo uma importante ferramenta no processo de superar crises, de evitá-las e de se reestruturar. O compliance é um conjunto de medidas, procedimentos e políticas que visam garantir o cumprimento de leis, normas e regulamentos aplicáveis ao negócio de forma a tornar os processos e controles internos mais robustos, estruturados evitando fraudes que podem trazer além do prejuízo financeiro com sanções administrativas e judiciais, podem acarretar a perda da credibilidade da empresa e da marca.
Iniciar um programa de compliance pode também auxiliar as empresas a conseguirem melhores negociações e condições com os credores, facilitando a reestruturação financeira.
Uma das principais etapas de implementação de um programa de compliance é a realização de auditorias internas, as quais podem auxiliar as empresas a mapear e corrigir problemas de gestão, como falhas na administração, deficiências de planejamento e controle e decisões equivocadas. Além das questões prejudiciais, as auditorias revelam oportunidades de redução de custo, melhoria na eficiência dos processos organizacionais, contribuindo para a reestruturação financeira.
Portanto, a implementação de um programa de compliance é uma ferramenta muito eficaz para prevenir situações de crise, fortalecer a governança e servir de auxílio em processos de reestruturação, sejam internos ou em Recuperações Judiciais.
Garden leave.
1 mCompromisso assumido, 1+1>2 !!!