SKUrban colhe frutos do primeiro ano de implantação do modelo de “co-warehousing” no Brasil
A SKUrban – que trouxe ao Brasil o modelo de “co-warehousing” ou galpões compartilhados – colhe os frutos do primeiro ano de implantação do modelo no país e da avaliação positiva de inquilinos. Pouco a pouco, ocupantes de galpões tradicionais percebem as vantagens de apostar no compartilhamento de galpões para armazenagem e distribuição de seus produtos na cidade de São Paulo.
Os empreendimentos de “co-warehousing” foram desenvolvidos para atender a pequenas e médias empresas que buscam áreas menores e com localizações centralizadas. Outro diferencial em relação aos condomínios industriais e logísticos é que o formato oferecido pela SKUrban possibilita contratos mais curtos e com exigência de menos garantias aos ocupantes.
Flexibilidade é essencial. O modelo possibilita que clientes aumentem a ocupação, em momentos de bonança e, se necessário, reduzam áreas em fases difíceis.
Para iniciar a operação no Brasil, a SKUrban comprou dois galpões – um localizado no bairro da Aclimação e outro na Lapa – e fez retrofit nos empreendimentos para trazer identidade moderna e inovadora da marca, ao mesmo tempo, que preparou os imóveis para funcionar como postos de “last mile” – último ponto antes de o produto ser entregue aos clientes.
Não se trata de adaptação de imóveis organizados para armazenar, originalmente, produtos de pessoas físicas, mas que acabaram direcionados para necessidades de empresas de pequeno e médio porte. Já na largada, a empresa definiu os espaços para operações logísticas.
A SKUrban oferece aos clientes o aluguel de áreas e operações de fracionamento, empilhamento e colocação de produtos nos veículos de transporte. Algumas empresas optam por ser inquilinas justamente pelos serviços. E a possibilidade de aquisições de insumos em escala, como embalagens, resulta em ganhos de eficiência e custos relacionados à economia compartilhada.
O imóvel da Aclimação está totalmente alugado por um cliente do varejo farmacêutico. No projeto da Lapa, a diversidade é o que torna a operação tão dinâmica: há clientes de alimentos e bebidas, peças automotivas, varejo de ferramentas, da categoria pet, de colchões, brindes e destruição de medicamentos. A ocupação está em 70% – são 40 clientes.
A SKUrban tem sido procurada por interessados da capital paulista, do interior de São Paulo e dos estados da Região Sul que pretendem ter presença no maior mercado consumidor do país para melhorar vendas. A empresa tem visitado potenciais terrenos para aquisição de três empreendimentos para reforma e adequação ao modelo de galpões compartilhados.
A localização é um dos principais critérios para definir o crescimento – a prioridade são bons espaços na região central de São Paulo e nas zonas Sul e Oeste. A SKUrban poderá fechar alguma aquisição ainda neste semestre e considera, futuramente, fechar parceria com investidor estratégico para impulsionar sua expansão.
DIRETOR GERAL
1 mmuito bom!!!!