O que a gestão municipal deve procurar desenvolver na sua cidade para agradar os munícipes?
Sem dúvida, nessa evidente época em que as pessoas querem ter emoções positivas, desfrutar de paz espiritual, passar momentos de tranquilidade e também de êxtase, uma gestão municipal é eficiente quando sabe criar na cidade locais nos quais os seus moradores tenham vivências inesquecíveis e experiências inolvidáveis.
Isso significa em outras palavras que nela devem existir muitos locais que atraiam a visitabilidade, o que aliás é muito bom para se incrementar a trabalhabilidade/empregabilidade visto que onde houver uma grande circulação de pessoas será necessário que sejam oferecidos a elas os mais variados serviços.
Usando São Paulo como exemplo, aí estão algumas ações que a sua prefeitura está procurando desenvolver para atender melhor e atrair mais visitantes:
1) Construção de um boulevard na área vizinha ao santuário de São Judas Tadeu no bairro do Jabaquara.
Bem, é nesse santuário que ocorre o maior turismo religioso da capital paulista.
Sem dúvida a instalação, bem próximo desse santuário, de um calçadão, com bancos e outros itens do mobiliário, melhorias na iluminação para maior segurança, ampliação dos espaços verdes, criação de um esquema de manobra dos veículos etc. será de grande utilidade, não é?
Para a implementação desse projeto, vai se recorrer à iniciativa privada..
Anualmente o santuário recebe cerca de 2 milhões de visitantes, mas com a criação deste boulevard certamente aumentará esse número!
2) O “pai” dos arranha-céus de São Paulo está voltando a ser uma atração turística!
O edifício Martinelli, começou a ser construído em 1924 e a sua inauguração parcial ocorreu em 1929. O seu idealizador, o empresário italiano Giuseppe Martinelli, só parou de lhe acrescentar novos andares quando a sua altura chegou a 105 m e o prédio tornou-se o mais alto da América Latina.
Daí para frente, nas décadas seguintes Martinelli passou por muito esplendor e entrou depois em um certo declínio...
Em 2019, a prefeitura de São Paulo, sua proprietária, resolveu conceder alguns dos andares mais altos para a exploração de iniciativa privada!
O processo de concessão foi assinado em 2023 com o grupo Tokyo, que terá direito desse uso por 15 anos. A empresa precisará fazer uma série de intervenções que facilitem a acessibilidade, criação de um espaço esportivo, loja, restaurante, café etc. e particularmente executar a operação e manutenção dos quatro últimos andares e do palacete na cobertura.
3) Área de lazer ao longo da marginal do rio Tietê.
A prefeitura de São Paulo vai repassar para a iniciativa privada a gestão, a manutenção e a exploração dos canteiros ao longo da marginal do rio Tietê. Claro que nesse projeto incluiu-se que a empresa ganhadora da concessão implementaria parques lineares, praças, banheiros, pequenos comércios e ciclovias. Obviamente teria também a possibilidade de desenvolver a veiculação de propaganda em várias partes da marginal.