“Impaciência com ações, paciência com resultados!” - Naval Ravikant
O Diego já usou essa frase com os líderes da Meetime, e acredito que ela tem total relação com sua operação de prospecção.
Vamos pra dualidade: o problema ocorre quando somos pacientes (ou melhor, relapsos) com a ação, com a execução, e impacientes com resultados.
Projetos que levariam meses pra gerar frutos são jogados “embaixo do ônibus” após uma tentativa frustrada. Já ocorreu algo assim aí?
— “Outbound não funciona pra mim” - disse a líder comercial que trouxe um SDR que abordava Inbound (levantadas de mão) e 30 dias depois desistiu.
— “Inbound é muito demorado” - disse o gestor que investiu em Instagram Ads, abordou leads de um e-book fajuto e viu algo próximo a 0% de conversão em oportunidade.
Ao longo do tempo ficamos melhores, colocamos redundâncias (alternativas) em projetos importantes, nunca confiamos somente no plano A, mapeamos riscos, agimos com antecedência… e a cavalaria chega!
Combinamos uma execução paranóica, metrificada, com prazos definidos, somados a um sorriso "maléfico" enquanto aguardamos os resultados sabendo que tudo o que poderia ser controlado está hahaha 😈
Como decidir pela impaciência ou não na prospecção?
Exemplo 1: não espere 1.000 leads serem abordados pra encarar que um e-mail é ruim. Aproveite 200 leads, com um teste A/B, e escolha o que mais performar baseado nas taxas de aberturas e respostas. Impaciência, ciclos mais curtos.
Ao mesmo tempo, paciência se estiver tentando abrir um ICP novo, dentro de um discurso diferente. Ser relevante em um nicho novo exige pesquisa e entrevistas. Monitore as taxas de conversão em oportunidades ao longo dos meses, e tenha paciência com o desconhecido.
Exemplo 2: não deixe 1 ano passar pra reconhecer que um SDR novo não vai se adaptar. Faça conversas no mínimo mensais, guiadas por métricas, e planos periódicos de melhoria. Os sinais de evolução, ainda que incrementais, precisam vir.
Ao mesmo tempo, paciência em montar uma máquina de treino e promoção de SDRs em vendedores. Discurso e playbooks não evoluem da noite pro dia, muito menos sua habilidade em recrutar e rampar com velocidade. Quanto maior o quebra-cabeça, maior o tempo de montagem.
Até semana que vem, mais (im)paciente haha
Transformando a educação corporativa no Brasil | Tecnologia para T&D
2 mEssa dica é ótima e muito valiosa Thay. Testei no mesmo dia e já tive retornos!