Com o objetivo de dar mais visibilidade ao perfil das empresas brasileiras e seus respectivos impactos ambientais, o Ibama iniciou um projeto para a construção de uma plataforma onde a população poderá acessar informações sobre o consumo e o uso de energia. O uso de algumas fontes energéticas tem uma importante contribuição para as mudanças climáticas, uma vez que a queima de combustíveis fósseis, por exemplo, resulta na emissão de gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor de água (H2O), responsáveis pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aumento da temperatura no planeta.
A ideia é construir painéis eletrônicos a partir das informações declaradas pelas empresas no Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos (RAPP). Será possível utilizar filtros por tipo de indústria, porte econômico, localização por estados e municípios, uso de fontes renováveis ou não renováveis, poluentes ou limpas, bem como consultar o consumo de cada indústria a partir da razão social ou do CNPJ.
A previsão é que essa nova ferramenta seja disponibilizada à sociedade em 2026, dependendo do andamento de etapas mais complexas, como o tratamento e a análise dos dados.
Com essa inovação, o Ibama espera estimular as empresas a adotarem soluções como automação industrial e sistemas inteligentes de controle, a fim de otimizar o uso de energia sustentável, e conscientizar os cidadãos, que poderão usar as informações dos painéis para exigir políticas públicas que incentivem práticas sustentáveis nas empresas. Uma oportunidade de modernização que a @ambiotech pode apoiar, executando projetos para a otimização e geração de energia a partir de fontes renováveis.
#Inovacao #Ibama #Industria #EnergiaSustentavel #MudancasClimaticas #ControleAmbiental #GestaoAmbiental #Sustentabilidade #DesenvolvimentoSustentavel
Graduanda em Arquitetura & Urbanismo | BIM | Revit | Sketchup | Sou uma entusiasta em explorar as interseções entre design inovador, sustentabilidade e impacto social.
4 dParabéns!!! 👏