Com apoio do Governo do Estado de São Paulo, o São Paulo Expo recebe a primeira edição da gamescom latam, a versão latino-americana de um dos maiores eventos sobre games do mundo, a gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha. Durante os dias do evento- desta quarta-feira (26) até o próximo domingo (30)- a cidade de São Paulo será a capital mundial dos jogos eletrônicos.
A expectativa é que a feira receba cerca de 100 mil pessoas, entre empresários, jogadores e desenvolvedores, e gere mais de R$ 1 bilhão em negócios. A Gamescom Latam contará com cerca de 700 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, e mais de 400 jogos disponíveis para testes – cerca de 10% serão lançados durante o evento. Também estão previstas rodadas de negócios, palestras e competições, entre outras ações.
A ideia de trazer o evento para o Brasil ganhou força dentro do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Durante missões do programa, que leva empresas paulistas da indústria criativa para alguns dos maiores eventos mundiais do setor, as equipes da Secretaria da Cultura e do escritório da InvestSP em Munique, na Alemanha, fizeram a articulação entre o Governo de SP, a Koelnmesse, empresa responsável pelo evento, e outras entidades envolvidas.
“Iniciamos as articulações para trazer este importante evento para São Paulo durante as missões do CreativeSP. E, hoje, podemos ver o trabalho se tornando realidade, trazendo para o nosso Estado a primeira edição do evento na América Latina, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia criativa”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marilia Marton.
“Em apenas cinco dias, a Gamescom Latam deve movimentar o equivalente a um ano do faturamento da indústria paulista de jogos eletrônicos, setor que investe em inovação e ganha cada vez mais peso na economia e na geração de emprego e renda, principalmente entre os jovens”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Jr. “Além do apoio a esse tipo de evento, o setor deve ser diretamente beneficiado pelas ações da InvestSP para acelerar a chegada do 5G ao Estado”, completa.
O setor de jogos eletrônicos movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados Abragames - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais). São Paulo ainda concentra 35% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas. https://lnkd.in/dUadfNiN
#games #criatividade #cultura #indústriacriativa #economia #economiacriativa #videogame #jogos #jogoseletrônicos #tecnologia #IA #investimentos #programaçao #desenvolvedores #virtual #conectividade #inovação #gamescom