O que os motoristas têm a ver com a Estrela Michelin?
Para encerrar a semana de forma leve, vamos de CURIOSIDADE?
Todos sabemos que o transporte, em suas variadas modalidades, é parte da história civilizatória da humanidade.
É de se considerar, então, que os motoristas são essenciais neste contexto, e contribuem para a mobilidade, economia e desenvolvimento urbano.
Mas e o que o motorista tem a ver com a Estrela Michelin?
As estrelas Michelin surgiram a partir do Guia Michelin, criado por dois irmãos que, em 1889, fundaram sua empresa de pneus, alimentada por uma grande visão para a indústria automobilística francesa.
O guia oferecia informações valiosas para os motoristas, como mapas, dicas de manutenção de veículos e recomendações de restaurantes e hotéis, promovendo assim o turismo rodoviário.
A primeira edição do guia foi publicada em 1900, e durante duas décadas ela foi fornecida sem nenhum custo.
Com o tempo, o guia se tornou referência para viajantes e gourmets, e a seção de restaurantes ganhou cada vez mais importância.
Reconhecendo a crescente influência da seção de restaurantes do guia, os irmãos Michelin começaram a recrutar uma equipe de clientes ocultos – ou inspetores de restaurantes, como conhecemos hoje – para visitar e rever restaurantes anonimamente.
Com o passar do tempo, a seção de restaurantes do guia ganhou destaque, evoluindo para um sistema de classificação que premia os estabelecimentos com uma a três estrelas, baseado na qualidade, habilidade do chef e consistência da comida e do serviço.
Hoje, as estrelas Michelin são um símbolo de excelência culinária, e restaurantes premiados frequentemente se tornam destinos por si só, incentivando os entusiastas da gastronomia a viajarem grandes distâncias para experimentar suas ofertas.
Mas se engana quem acha que o transporte somente influenciou a alta gastronomia.
Ao longo das estradas do Brasil, os restaurantes à “beira da estrada” são mais do que simples pontos de parada: eles são parte essencial da jornada de muitos motoristas, proporcionando não apenas um local de descanso, mas uma oportunidade para experimentar a culinária local e regional.
É muito interessante essa conexão entre a gastronomia e o transporte, que continua forte e evidencia o turismo gastronômico impulsionando o setor de viagens e, por sua vez, destacando a importância da mobilidade e do acesso a experiências culinárias.
#curiosidade #transporte #gastronomia #estradas #restaurantes
Executiva de Contas
1 mBem-vindos!!! Estamos felizes em poder compartilhar esse momento tão especial com vocês. Que a operação seja um grande sucesso e traga muitas conquistas! Vida longa e muito sucesso a Jolimont. Contem conosco. VOEM ALTO!