A importância dos aspectos ASG - Ambiental, Social e Governamental Há cerca de 3 ou 4 anos, quem está inserido no mercado financeiro, seja como profissional ou investidor, começou a se deparar com muito mais frequência a sigla ASG, ou no inglês, ESG. Muito se ouviu sobre a importância das corporações de se atentarem a tais princípios, pois sua integração na gestão empresarial poderia trazer maiores retornos financeiros, mas ainda àquela época não existiam muitos estudos e pesquisas que comprovavam esta tese. A partir de então, a Humanizadas, agência de rating ASG, através do estudo periódico "Melhores para o Brasil", apresenta com números os resultados de quem incorpora tais aspectos na sua política empresarial. Na edição de 2023, 198 empresas foram avaliadas a partir de quatro pilares: reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas. Dentre elas estão: Arezzo, Magalu, MaxMilhas e Sabin. O estudo concluiu que estas companhias apresentaram retornos 615% superiores ao Ibovespa. Reforçando a importância das corporações se aterem aos aspectos sociais, ambientais e governamentais.
Publicação de Wagner Mendonça Costa - CFG, CNPI
Publicações mais relevantes
-
👩🏽🌾🌾 A integração de práticas de governança corporativa e cooperativismo nos projetos ESG é essencial para a construção de modelos de negócios mais justos e transparentes. ➡️ A integração entre governança corporativa e cooperativismo pode trazer diversos benefícios para as empresas, como maior transparência e responsabilidade, melhor tomada de decisões, maior engajamento dos membros, sustentabilidade social e ambiental e distribuição justa de lucros. 📊🌳 Ao adotar esses princípios, as empresas podem construir modelos de negócios mais justos, transparentes e sustentáveis, contribuindo para um futuro mais próspero para todos.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
No mundo de hoje, adotar práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) é fundamental para levar sua empresa ao próximo nível. Sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética não são apenas tendências – são o caminho para conquistar a confiança de consumidores, investidores e parceiros. Empresas que integram ESG em sua estratégia se destacam, atraem talentos, fidelizam clientes e criam valor duradouro. No cenário atual, o verdadeiro sucesso vai além do lucro: é sobre o impacto positivo que sua empresa gera no mundo. Contrua um negócio forte, que contribui para um futuro mais sustentável e justo para todos. Faça agora mesmo a certificação #ESG com a #VerdeSAber e aumente os lucros do seu negócio.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Como agregar valor à sua empresa A crescente consciencialização entre consumidores, investidores, reguladores e sociedade em geral sobre o impacto das empresas no mundo mexeu com as estratégias corporativas. Não por acaso #ESG passou a ser a pauta da vez. O “G”, da sigla, relacionado à governança, talvez seja o fator com menor destaque nas discussões que vejo, sobretudo na mídia. Porém, se cabe à governança fornecer as diretrizes para que as outras duas siglas, relacionadas ao meio ambiente e à sociedade, façam parte definitiva da estratégia da empresa, é urgente que passe a ser prioridade. Uma boa governança corporativa leva em consideração o impacto das suas decisões estratégicas, de curto e longo prazo, nos stakeholders, sob o risco de não resistir aos desafios que o futuro pode trazer. Empresas que se limitam ao seu valor econômico, sem considerar a coerência entre as suas ações, valores e propósito, podem não sobreviver aos mercados cada vez mais orientados para a experiência do consumidor, 一 que irá optar por marcas mais alinhadas aos seus próprios interesses. #mentoria #ceoadvanced #managementconsulting #empreendedor #empresário #executivo
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Se a geração de valor é a alma da empresa, o relato integrado é o espelho que reflete sua essência para o mundo. Saiba mais sobre essa tendência em ESG no Blog da República.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Vamos falar de #Estratégia hoje? Existem centenas de definições, mas, li em um artigo do professor Luis Antonio Dib na coluna de ESG do Valor Econômico a definição de Kenneth Andrews: “É o conjunto de decisões em uma corporação que determinam seus objetivos ou metas e definem o escopo dos negócios que a corporação deve perseguir, o tipo de organização que ela deveria ser e a natureza das contribuições econômicas e não-econômicas que ela pretende dar aos seus acionistas, empregados, clientes e comunidades.” Andrews é um dos pais do arcabouço SWOT, uma ferramenta estratégica com mais de seis décadas e ainda firme e forte. Vale a reflexão sobre qual é a estratégia da companhia em que você atua? A estratégia está alinhada com os valores e missão da companhia? Os valores da companhia estão alinhados com os seus valores e propósito?
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Você já se perguntou como as políticas de ESG estão impactando o valuation das empresas? Como membro da Amcham Angels e investidora, tenho observado de perto a crescente importância das práticas sustentáveis nas decisões de investimento. A avaliação de mercado de uma empresa pode ser feita de várias formas, mas a inclusão dessas práticas está se destacando como um fator decisivo. Não se trata apenas de responsabilidade corporativa, mas de um novo paradigma na gestão de riscos e oportunidades. Além disso, investidores estão exigindo mais transparência e melhores práticas de ESG, condicionando parte de seus aportes ao cumprimento de metas específicas. Isso não só fortalece a governança, mas também promove uma gestão cada vez mais eficiente e ética. Na Logicalis Brasil, entendemos que a adoção de políticas ESG não é apenas uma questão de compliance, mas uma estratégia que impulsiona o crescimento sustentável, beneficia a sociedade e aumenta o valor de mercado das empresas. Para se aprofundar no assunto, convido você a explorar mais sobre práticas de ESG no nosso Relatório de Sustentabilidade. → https://lnkd.in/d8BRCdQB #ESG #Valuation #Sustentabilidade #Investimentos #Governança #LiderançaTecnológica #Logicalis
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Em um mercado cada vez mais competitivo e regulado, a adoção de práticas sólidas de governança corporativa e ESG (Environmental, Social, and Governance) se tornou um caminho sem volta para as empresas que desejam prosperar. A Semente de Ideias se dedica a guiar organizações na implementação dessas práticas essenciais, ajudando-as a se alinhar às expectativas de consumidores, investidores e da sociedade como um todo. Uma governança forte e um compromisso real com ESG não são apenas diferenciais competitivos – são requisitos fundamentais para qualquer empresa que busca relevância e sustentabilidade a longo prazo. Na Semente de Ideias, acreditamos que o futuro dos negócios está intrinsecamente ligado à ética, à responsabilidade e à sustentabilidade. Estamos aqui para ajudar sua empresa a trilhar esse caminho com sucesso. #Governança #ESG #InovaçãoCorporativa #Sustentabilidade #ResponsabilidadeCorporativa #SementeDeIdeias
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Uma empresa que não considera a importância das práticas sociais, ambientais e de governança, hoje, está fadada a perder espaço no mercado em um futuro não muito distante. A evidência disso é que 45% dos executivos que participaram do estudo “Divisões e Dividendos 2023” revelaram que os investimentos na agenda ambiental devem aumentar em 2024. O levantamento ainda revelou outros pontos de destaque, como o fato de que os executivos brasileiros se sobressaíram na média global, revelando que veem os seus CEOs comprometidos com questões sustentáveis, trabalhistas, regulatórias e sociais. No geral, as práticas de ESG tendem a proporcionar resultados promissores na gestão, o que não se limita apenas a lucratividade, mas principalmente a melhora da reputação com os clientes e o aumento da credibilidade em relação aos concorrentes. Com isso em mente, fica claro que o compliance é fundamental para que as empresas se mantenham em conformidade com as exigências, normas e expectativas do mercado. Afinal, não basta apenas compreender o quão relevante é essa estratégia. É necessário colocá-la em prática e tomar decisões que efetivamente a tirem do papel. A implementação pode ser feita gradativamente, com a construção de um modelo de negócio alinhado com valores éticos e sustentáveis, gestão responsável de recursos naturais, criação de políticas de diversidade e inclusão, entre outras iniciativas. Entendeu agora por que essa tem sido considerada a tendência do ano para a gestão empresarial?
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Esse artigo da Ana Bavon é um convite à reflexão sobre cultura, ética e coerência em relação à inclusão dos aspectos ESG na estratégia, na prática e no dia a dia das empresas. 🎯 "Na medida em que a agenda ESG e os eventos sociais de impacto ganham novos contornos e se tornam cada vez mais complexos, companhias vêm aumentando seus investimentos em ações que integrem sustentabilidade e impacto social a sua estratégia de negócios. Clientes, investidores, parceiros de negócios e a sociedade em geral esperam agora que as empresas relatem os aspectos não financeiros das suas operações de uma forma muito mais formal". Conforme destaca a autora, "os aspectos culturais da organização ganham protagonismo na agenda ESG, pois os elementos que traduzem um ambiente íntegro pertencem a eles". Ou seja, quanto mais inclusiva, equânime e justa, mais os aspectos culturais da empresa vão se conectar com os princípios ESG. É preciso coerência, aplicabilidade, consistência entre o que se relata e o que se faz para a construção de uma trajetória sólida e sustentável de compromisso com o impacto positivo das ações da companhia. "Empresas que se atentarem para a forte conexão entre o cumprimento das exigências de materialidade em seus relatórios, e compromisso ético com a necessidade de demonstrar a intimidade de sua cultura, certamente ganham em reputação e marca de valor, impactando diretamente na atração e retenção dos melhores talentos e na conexão com parceiros de reputação igualmente sólida". Leiam o artigo completo para o ESTADÃO no link abaixo. #ESG #CulturaOrganizacional #Sustentabilidade #Materialidade
Estrategista | Executiva de ESG | Direitos Humanos | Cultura Inclusiva | Inteligência Relacional | Conselheira Consultiva| Board Member | Tedx Speaker | Docente
“Na medida em que a agenda ESG e os eventos sociais de impacto ganham novos contornos e se tornam cada vez mais complexos, companhias vêm aumentando seus investimentos em ações que integrem sustentabilidade e impacto social a sua estratégia de negócios. Clientes, investidores, parceiros de negócios e a sociedade em geral esperam agora que as empresas relatem os aspectos não financeiros das suas operações de uma forma muito mais formal.” Será que os aspectos culturais da organização sustentam e traduzem os valores éticos de uma organização verdadeiramente íntegra e conectada a agenda ESG? Essa é minha provocação no meu mais novo artigo para o ESTADÃO ! Leia e compartilhe comigo suas impressões, vou gostar muito de conhecer seus pontos de vista! #esg #etica #cultura #direitoshumanos
Opinião | ‘Divulgar os esforços ESG sem comprová-los pode trazer danos à reputação das empresas’
estadao.com.br
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho justamente por vender mais? É comum, apesar de não recomendável, muitas pessoas se questionarem sobre a razão de manter uma governança corporativa sólida. À medida que esses investimentos aumentam, surge a necessidade de quantificar seus impactos e medir o desempenho das ações realizadas. A governança corporativa permite que as empresas avaliem com clareza e divulguem com transparência ao mercado o seu posicionamento alinhado aos pilares do ESG. Essa abordagem garante que os compromissos assumidos sejam efetivamente cumpridos, fortalecendo a confiança dos investidores e das partes interessadas. Ao adotar melhores práticas de governança, as empresas demonstram seu compromisso com a responsabilidade, a ética e a prestação de contas. Esse é um passo essencial para alavancar o desempenho ESG e, consequentemente, gerar valor sustentável para todos os envolvidos. #GovernaçaCorporativa #ESG #Sustentabilidade #TransparênciaEmpresarial
Dilema Tostines e a sustentabilidade empresarial
folhavitoria.com.br
Entre para ver ou adicionar um comentário