No último fim de semana, tive a honra de participar do painel de #fintechs do evento Cidade do Futuro, onde discutimos intensamente temas atuais e cruciais como #DREX e #tokenização. Nesse cenário, a atuação exemplar do Banco Central do Brasil foi um ponto de consenso, destacando-se pelo seu papel fundamental na agenda de inovação financeira.
O tema veio a calhar, pois coincide com a eleição do Bacen como o "Banco Central do Ano" pela Central Banking Magazine, um prêmio que reflete o pioneirismo e a excelência do Brasil em inovações financeiras. Sob a liderança de Roberto Campos, o Banco Central do Brasil conduziu uma política monetária eficiente no combate à inflação ao mesmo tempo em que desenvolvia soluções inovadoras, como o #OpenFinance, #PIX e o DREX. A implementação do Pix é um exemplo brilhante dessa liderança, com 80% da população adulta realizando transações instantâneas e gratuitas, um marco que muitos países ainda aspiram alcançar.
Seguindo a agenda de inovação, diferente de outros países que tem visto nas moedas digitais (#CBDCs - Central Bank Digital Currency) uma possibilidade para resolver o problema de pagamentos, o Brasil já resolveu isso com o PIX de forma muito mais eficiente, o que abre a possibilidade para avançarmos em uma pauta muito mais sofisticada e tecnológica, que é justamente onde o #RealDigital (DREX) e a tokenização se encontram. Baseados na #blockchain, essa é uma camada de infraestrutura tecnológica que vai mudar completamente a forma como são realizadas as transações financeiras e troca de ativos. Não a toa o Bacen colocou a tokenização como um dos temas mais importantes da agenda 2024 na divulgação de suas prioridades para o ano, demonstrando uma visão de futuro muito inovadora e pioneira, que nos mantém na vanguarda mundial quando o assunto é sistema financeiro. Parabéns ao Fabio Araujo, que vem liderando essa iniciativa!
A jornada da tokenização, iniciada por pioneiros como o #MB - Mercado Bitcoin em 2019, e a visão estratégica do Bacen para 2024, reforçam o Brasil como um ambiente fértil para a inovação financeira digital. Esses avanços não apenas redefinem o mercado de investimentos, mas também preparam o terreno para uma economia mais digitalizada e democrática.
Fico muito animado para continuar fazendo parte dessa evolução e ver como essas inovações continuarão a transformar o sistema financeiro, tornando-o mais inclusivo, eficiente e acessível. A inovação financeira no Brasil é um caminho sem volta, e estamos apenas no começo.
Quando tudo era mato, a gente era #blockchain! 😎
Foi um prazer dividir o painel com Erik Oioli, Evandro Caciano dos Santos, Nathaly Diniz e Diego Perez. Obrigado pelo convite Karolina Cassanho!
#InovaçãoFinanceira #Bacen #FuturoFinanceiro #RealDigital
Nos vemos lá :)