Águas Turbulentas e Estratégias de Negócio
É cada vez menos raro que grandes empresas optem pela mudança aguda em sua estratégia, principalmente pela pressão de performance (ou sobrevivência) que vivem os tomadores de decisão dessas organizações. Seja em função de novas tecnologias, hábitos de consumo ou o ambiente concorrencial, inúmeros são os fatores que pressionam ou encorajam as empresas que pretendem se manter competitivas. Cada vez mais a existência de vantagens competitivas duráveis são colocadas em xeque, completando essa equação.
Cem anos atrás, grandes escolas de negócio procuravam um tipo de profissionalização do trabalho dos empresários, sem uma ideia clara do que ensinar. O sucesso nos negócios não parecia obedecer um padrão que pudesse ser reproduzido com eficiência. Era realmente difícil conectar o sucesso às boas práticas de gestão. Com o passar do tempo, observamos contribuições globais para que fossem estabelecidas práticas administrativas cuja maturidade aproximou a gestão moderna dos critérios que usamos para descrever uma nova ciência.
Voltando a falar sobre estratégia, talvez o mais relevante é garantir que os membros da organização sejam alcançados e influenciados. É bastante comum que diretores e diretoras estabeleçam novos direcionadores estratégicos mas as pessoas continuem trabalhando da mesma maneira, dia após dia, sem qualquer mudança em suas ações e escolhas. Esse inclusive é um assunto que está no centro da discussão da teoria das organizações, desafiando a capacidade de comunicação e liderança nas empresas.
Coordenadora de Governança Corporativa no Grupo ENACOM
1 aMuito interessante, Bernardo! Eu tenho refletido muito sobre como a necessidade de mudar (e não trabalhar da mesma maneira, dia após dia, sem qualquer mudança) harmoniza-se com a necessidade de manter-se consistente.
Especialista em Estratégia de Negócios na ENACOM Group
1 aEu tenho muito ainda a aprender e a vivenciar para adquirir uma visão ampliada de como definir estratégias de negócio que consigam trazer os resultados que esperamos. Mas mesmo assim, eu já tenho a capacidade de entender que os fundamentos sólidos para ser efetivo nas estratégias adotadas estão em conhecer bem o mercado em que você atua, conhecer melhor ainda seus clientes e como você pode ajudá-lo a transformar seus negócios ou sua vida. E o mais importante conhecer o seu próprio negócio, o seu produto, o que de valor a sua solução pode gerar, isto sem dúvida nos deixa mais preparados para vivenciar a realidade que nos apresenta.
Analista de Produto | Analista de Negócios | Interfaces
1 aExcelente reflexão Bernardo! Gestão estratégica é muito importante e necessária, principalmente no que tange vantagens competitivas constantes!
Diretora na Rede Mater Dei de Saúde - Mater Dei Premium
1 aParabéns pelo artigo!