É hora de parar de dar desculpas!
Quando eu ouço de gestores que eles têm muita dificuldade em "arranjar tempo" para se aproximar da sua equipe nem de acompanhar a sua evolução e treinamentos, ou que não tem espaço em suas atividades diárias para buscar inovações e novas oportunidades para sua empresa, que não consegue acompanhar de perto o que a sua concorrência está realizando (de positivo ou de negativo), e até mesmo que não consegue aplicar esta nova ferramenta que a empresa incorporou, algumas certezas vêem em minha mente:
Mas para "quem está de fora da situação" é muito mais fácil falar não é mesmo?
Não necessariamente! Ao longo dos anos, os diversos e diferentes desafios da minha carreira foram enfrentados com o aprendizado e aplicação de ferramentas de gestão, entendimento de novas realidades, resiliência, mas principalmente pela genuína vontade de entregar minhas demandas sem desculpas excessivas.
Ultrapassada a primeira barreira da negação natural e imediata, e com as metas e expectativas da empresa bem absorvidas, o próximo passo é fazer uma gestão de pessoas de alto nível. É conhecendo e se aproximando de sua equipe, que será possível entender quais os gap's a serem trabalhados para o seu desenvolvimento, formar novos e futuros líderes e, além do mais, preparar as pessoas da sua equipe para que possa receber tarefas delegadas com capacidade de entrega.
Agora que já tem pessoas em sua equipe com condições de receber tarefas delegadas, a "magia" começa a ter efeito em sua agenda. De repente espaços importantes começar a surgir, sem o risco de não conseguir entregar suas demandas. É hora de observar como está a sua gestão do tempo, porque já será possível melhorar a sua performance de entregas, olhando com mais atenção para as inovações do mercado, observando mais de perto o que sua concorrência tem feito, e trazendo para dentro de casa melhores alternativas de resultados.
Recomendados pelo LinkedIn
Eu já faço tudo isso, mas a tal "magia" não está acontecendo!
Como está a sua negociação de prazos de entrega de suas demandas? Se você se reporta a pessoas com cargos diretivos dentro da empresa, a negociação de prazos só terá efeito se você levar à mesa de discussão indicadores que mostrem a impossibidade de entregar todo o volume pensado pela empresa. Lembre-se: indicadores e não percepções! Tenha registros de atividades, tempos utilizados, demadas excedentes ou emergenciais que aconteceram no período, tudo que possa corroborar com a sua afirmação de que não há tempo disponível para realizar esta ou aquela tarefa adicional.
Por fim, e novamente, acredite nas Pessoas e nos Processos! Somente desta forma será possível atuar como um Gestor de Alta Performance!