É impossível não construir uma história de sucesso quando você ama e acredita naquilo que faz!
Há alguns anos, um rapaz que estava começando a trabalhar com vendas na empresa em que eu trabalhava me perguntou:
- Como faço para ser um bom vendedor como você?
Pensei por alguns instantes e então respondi à ele:
- Mas porque você quer ser um vendedor como eu?
Ele prontamente respondeu...
- Porque você bate todas as metas e é admirado por todos na empresa.
Diante da resposta, pensei por um tempo mais longo e respondi:
- O que te assegura que sendo um vendedor como eu você será feliz? Não é preciso ser como eu, usar dos mesmos recursos para bater metas e ser respeitado pelo colegas da empresa. Se você não descobrir seu caminho verdadeiro, sua própria estratégia de vendas e seu ritmo de trabalho, provavelmente daqui há 5 anos poderá conseguir atingir as metas e ser respeitado, mas será que você estará feliz?
- E como descubro a melhor maneira de me tornar um ótimo vendedor? - perguntou ele.
Percebi que ele realmente se importava com o "todo" e não somente com a remuneração e respeito e então respondi com bastante confiança:
1º - Acredite em você, na sua empresa, na equipe que te dá suporte e, principalmente, que o produto/serviço que você está vendendo realmente irá mudar para melhor a vida do seu cliente.
2º - Ame seu cliente, mas ame de verdade. Se você julgar que certa pessoa/empresa não é um cliente interessante, simplesmente esqueça-os como clientes.
3º - Ame seu cliente e esteja sempre pronto à atendê-lo.
4º - Ame sua empresa, o que você faz, acredite no que você vende, ame seus colegas de trabalho que dão suporte ao seu serviço.
5º - Acredite sempre que você é o melhor vendedor do mundo, mas não deixe que esta crença lhe desestimule a aprender coisas novas todos os dias.
Assim, em médio ou longo prazo você será um vendedor muito melhor que eu.
O jovem perplexo me questionou novamente:
- Gilson, embora você tenha citado cinco coisas, na verdade você só falou sobre três: Acreditar em mim mesmo, acreditar na empresa, pessoas e produtos e amar o cliente.
Sim! Respondi com um enorme sorriso.
O jovem abaixou a cabeça, pensou por um instante aparentando estar confuso e logo depois levantou a cabeça com um sorriso enorme e me respondeu:
- Acho que entendi o que você quis dizer! Muito obrigado pelos conselhos!!!
Resumo da história...
Nos últimos meses em que trabalhamos na mesma empresa, este jovem já havia sido promovido à supervisor de vendas, já ganhava um salário tão bom quanto o meu, era respeitado por todos na empresa e, o principal, estava feliz e apaixonado pelo que fazia.
Se ele seguiu meus passos?
Não, ele desenvolveu sua própria maneira de vender e gerir sua carteira de clientes. Em alguns momentos, confesso que até observei um pouquinho a rotina dele para aprender um pouco mais e adequar meu sistema de trabalho.
Moral da história?
Acredite em você sempre!
Acredite naquilo que você está fazendo!!! Vai dar certo! Tenha certeza!
Ame seu cliente!!! Tenha certeza de que o produto/serviço que você está oferecendo à ele, realmente o fará mais feliz!
Acredite em Deus e em sua família.
Lembre-se sempre que: "É impossível não construir uma história de sucesso quando você ama e acredita naquilo que faz!"
Analista Administrativo Senior
7 aBoa Gilson. Isso mesmo, as pessoas em inicio de carreira carecem de conselhos como estes, geralmente querem uma receita de sucesso e por isso, não param para entender o que fazer, como fazer e porque fazer as coisas. Belo ensinamento.
Propagandista na Eurofarma
7 aConheço essa história! Ótimo texto, Gilson! Parabéns aos dois! Me ajudaram muito no início da minha carreira comercial!
Psicóloga
7 aQue linda contribuição!!!