Vendas é uma Profissão ou uma Ocupação?

Vendas é uma Profissão ou uma Ocupação?

VENDAS É UMA PROFISSÃO OU UMA OCUPAÇÃO?

 

Você muito provavelmente já deve ter ouvido a pergunta: qual sua profissão?

Uma certa vez, estávamos ministrando um treinamento somente com VENDEDORES e fizemos uma brincadeira, pedimos para que os participantes ligassem para a primeira pessoa que lhe viessem à mente, e perguntassem se esta pessoa tinha orgulho dele(a) ter escolhido VENDAS como meio de subsistência? Mediante a resposta obtida, pedimos que eles fizessem outra pergunta, que seria: e se eu fosse médico(a)? Você se orgulharia mais?

A maioria esmagadora das respostas foram que se orgulhavam sim da primeira escolha, porém se orgulhariam muito mais se ao invés de VENDEDOR nosso participante fosse um médico de formação.

E por que isso ocorre? Simplesmente por conta do MITO de que vendas não é uma profissão, e é exatamente sobre esta questão que abordaremos neste texto. Falaremos sobre:

·      Perfil do profissional antigamente;

·      Hipercompetitividade do mercado;

·      Competências exigidas pelo mercado hoje.

 

Perfil do Profissional Antigamente.

 

Ao longo dos anos a atividade de vendas vem sofrendo várias transformações.

Antigamente eram pessoas de personalidade extrovertida, agressivo para atingir objetivos, persuasivo, utilizava seus talentos naturais com foco total em convencer alguém em comprar seu produto e principalmente não tinha a preocupação com relacionamento de longo prazo.

Tive um MENTOR em uma fase da minha carreira, que me contou uma história de quando ele vendia enciclopédias. Dizia ele que quando ele batia na porta de alguém, geralmente mulheres, pois não trabalhavam fora na época, sempre a resposta era, “não quero comprar nada” e como ele resolvia?

Simples, pedia um copo d’água. Inocente a dona de casa vinha e trazia uma jarra de água suando e um copo.

Ele me perguntou:

— “Kleber, sabe quanto tempo eu levava para tomar esse copo d’água”?

— “Exatamente o tempo que ela levava para decidir comprar uma enciclopédia”.

Na época achei o máximo, minha admiração por ele subiu muito.

A questão é que, será que este perfil de profissional ainda tem mercado?

Como seria seu sentimento se relacionando com este tipo de vendedor? Pior, imagine ele se relacionando com os seus clientes.

Na maioria das vezes que converso com empresários sobre treinamentos e eles me dizem que gostariam de treinar seus vendedores porque precisam melhorar fechamentos ou prospecção.

Ok. Eu sei que fluxo de clientes é importante, porém, se sua empresa não tem menos de 1 ano, por que sua base não está recomprando ou te indicando? Se seu problema é fechamento? O que está acontecendo com a experiência de relacionamento do seu possível cliente com sua empresa (vendedor)?


Hipercompetitividade do Mercado


Vivemos em um mercado HIPERCOMPETITIVO, informações globalizadas, tudo acontece rápido demais. Será que cansar o cliente ainda é uma boa estratégia?

Claro que não!

O comportamento do consumidor exige 100% de empatia com a necessidade e não mais com o produto. Ninguém liga para o que você vende, e sim para o que resolve seus problemas.

E o vendedor como fica nessa história?

Todos sabem que o departamento comercial na maioria esmagadora das vezes é o mais bem remunerado dentro das organizações e lógico o coração pulsante delas.

Então, qual tipo de vendedor esse novo mercado e este exigente consumidor quer?


Competências Exigidas pelo Mercado Hoje.


A resposta é complexa, pois esse SUPER PROFISSIONAL precisa ser bom em relacionamento de longo prazo, precisa ser auto motivado, ter empatia com as necessidades dos clientes, precisa ser bom ouvinte, ter conhecimentos em marketing, fazer uma boa gestão financeira, ter uma boa compreensão da imagem que sua empresa quer passar, ser um bom contador de histórias (não mentiroso), processar múltiplas informações, navegar em plataformas online e offline, ser especialista em gestão de tempo e produtividade e etc...

É sem dúvidas o mercado exige um novo PROFISSIONAL.


Fábio Porto Ribeiro

Proprietário na Habitus Finance

8 m

Excelente!

Marcos Marsolla

Transformação e evolução digital através de Certificado Digital

3 a

Grande Maikel Rafael Ignacio, gostei do assunto abordado, realmente o que vemos muito hoje, são pessoas que estão vendedores e não são vendedores ate por questão de necessidade. Mas ai é uma questão para outro artigo seu rsrsrsrs.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maikel Rafael Ignacio

  • A importância da Metodologia em Vendas.

    A importância da Metodologia em Vendas.

    Em primeiro lugar, é importante dizer que vendas é uma ciência, como assim Maikel? Sim, em vendas lidamos com pessoas…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos