É novo em Marketing Digital? Conheça 6 das principais métricas que deve analisar.

É novo em Marketing Digital? Conheça 6 das principais métricas que deve analisar.

Uma estratégia digital poderá ser complexa. Por isso é necessário acompanhar todas as mudanças que podem estar a acontecer e ter uma visão geral da performance do seu website: quem o visita, de onde o visita, por quanto tempo o visita e o que faz durante a visita.

Desta forma é impreterível analisar algumas métricas essenciais em SEO para a boa saúde da sua estratégia de optimização para os motores de busca, o que traduzido poderá significar mais venda, logo, mais lucro para a sua empresa.

 

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico diz respeito ao conjunto de todas visitas ao seu website ou blog que tiveram origem nos motores de busca, sem qualquer tipo de investimento em campanhas pagas. Para qualquer profissional de SEO, um dos principais objetivos passa por acompanhar esta métrica e que esta apresente um crescimento ao longo da estratégia.

Como medir: No Google Analytics navegue até Aquisição > Todo o tráfego > Canais > Tráfego Orgânico

 

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica de SEO que representa o número de pessoas que acedem ao seu website, não tomando qualquer tipo de ação no mesmo e abandonam, seja em que página for. No entanto, na análise desta métrica digital, existem páginas que inevitavelmente terão uma taxa de rejeição maior, o que será perfeitamente normal. Exemplo disso é uma página de contactos. Já com uma página de checkout, num e-commerce, o objetivo passa por diminuir esta taxa, pois dará indícios de que os visitantes avança para outros passos da compra com mais regularidade.

Como medir: Novamente no Google Analytics navegue até Aquisição > Todo o tráfego > Canais > Tráfego Orgânico. Se pretende saber a taxa de rejeição de uma página em específico clique em Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de destino

 

Páginas por sessão

Esta métrica de marketing digital acompanha o número de páginas a que um visitante acede numa sessão. Em linguagem do Google Analytics consideramos uma sessão como uma visita de um utilizador ao website. E a mesma é limitada, por padrão, a 30 minutos, podendo ser alterada.

Como medir: Com Google Analytics, clique no separador Público Alvo > Descrição Geral > Páginas/Sessão

 

Autoridade de domínio e autoridade de página

Desenvolvidas pela Moz, a autoridade de página e de domínio são métricas que medem a autoridade de um website numa escala de 1 a 100 - de uma página em específico e do domínio por inteiro, respectivamente.

Estas métricas, que vieram substituir uma outra no passado - Page Rank, dizem respeito ao quão bem um website irá ser posicionado nos resultados de pesquisa em função da pontuação que apresenta nestas métricas. Contudo, a Moz alerta para valores não serem usados como absolutos, pois existem casos que sites com valores bastante altos e ainda assim com imenso backlinks com origem em sites menos autoritários (ex. Facebook, LinkedIn, etc.). No entanto, poderá usar estas métricas de SEO para comparar a autoridade do seu website com os seus concorrentes.

Como medir: Num artigo onde sugiro as melhores extensões para marketing digital, sugiro uma que o irá auxiliar a medir estas duas métricas.

 

Domínios de referência

Seja por que motivo for, quando um dado website tem uma ou mais hiperligações para o seu, este passa a ser um domínio de referência. Existe aqui uma diferença que por vezes poderá passar despercebida: o número total de link para o seu website é diferente do número total de domínios hiperligados. Por exemplo, 10 backlinks de uma só origem poderão ter um peso diferente que 5 backlinks de 5 domínios diferentes.

Como medir: Existem várias ferramentas que fazem a análise de backlinks para o seu website bem como os domínios de referência, no entanto, o Google Analytics pode ajudar a ter uma visão geral: Aquisição > Todo o tráfego > Referências

 

Velocidade de página

Sem dúvida que esta é uma das mais importantes métricas de SEO que deve analisar, desde o momento em que o Google passou a considerar a velocidade de páginas, tanto em desktop como em mobile, como factor decisivo para o ranking nos resultados das pesquisas.

Como medir: utilize a ferramenta PageSpeed Insights da Google. Não só irá atribuir uma pontuação com base na velocidade do seu website, como também sugere algumas melhorias em prol da performance.

 

Já acompanha a performance da sua estratégia digital? Que outras métricas analisa?

Veja mais artigos sobre SEO, SEM e Content Marketing em: http://inmarketing.pt/

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Branco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos