É preciso saber uma língua estrangeira
Apesar de o mandarim ser a língua com mais nativos atualmente, o inglês ainda é a língua mais falada no mundo, pois é o atual idioma universal. Houve uma época na qual saber inglês era um diferencial, hoje, em muitos casos, já é um requisito esperado e saber um terceiro idioma que se torna um diferencial.
Qualquer que seja a língua estrangeira escolhida para aprender o resultado é um grande acréscimo pessoal e profissional. Essa importante hard skill, ou seja, habilidade que pode ser aprendida em cursos e facilmente mensurada, comprovada pela existência de diversos exames de proficiência, além de ser benéfica para sua carreira, amplia seus limites de conhecer mais países e, portanto, mais culturas.
Se desenvolver em uma nova língua é um excelente exercício cerebral, pois explora partes diferentes do cérebro em relação à sua língua materna, e ainda promove diversos outros benefícios, como aumento da memória, melhora da concentração e aperfeiçoamento de compreensão textual. Ademais, é também conhecer uma sociedade diferente, o que faz abrir a visão de mundo, auxiliando na potencialização da empatia e da criticidade.
Como a maioria das habilidades, esta é uma que não pode ser fingida. Se em uma entrevista foi perguntado sobre sua proficiência de um idioma estrangeiro, tenha certeza que algum dia ela será posta a prova. O mesmo se aplica em uma viagem, para ter uma experiência completa será necessário falar a língua local, não é sempre que o básico de inglês é suficiente.
Atualmente são diversas as formas de aprender um novo idioma, desde livros, aplicativos, sites, aulas particulares, cursos formais, vídeos, canais em redes sociais, até o contato com podcasts, filmes e músicas. Algumas línguas, como as latinas, poderão ser mais rapidamente absorvidas, enquanto outras demandarão maior esforço pessoal para interiorizar.
Cada pessoa terá mais afinidade com um método e uma língua, para descobrir o seu é preciso experimentar. Não importa qual o escolhido, aprender é uma qualidade a ser desenvolvida, que com a prática se torna cada vez mais fácil. E sempre haverá aperfeiçoamento de aspectos cognitivos, benefícios a longo prazo, por exemplo prevenção de doenças como demência e alzheimer, e aumento da agilidade.
Isso ocorre porque exercitar um novo idioma desenvolve a massa cinzenta do cérebro, melhorando a capacidade de associação e as habilidades de solucionar problemas e improvisar a partir de poucos recursos. Um exemplo prático é quando você tenta se comunicar utilizando um vocabulário reduzido, o que também exercita a criatividade para conseguir criar mensagens só com as palavras que você conhece.
Por outro lado, há ainda os ganhos culturais, afinal junto com o aprendizado do idioma vem o conhecimento de como determinada sociedade se organiza, quais seus costumes e qual sua história. E ter esse contato com outras realidades te ajuda a compreender melhor o mundo, aumenta sua capacidade de ser crítico e expande suas oportunidades profissionais e pessoais.
Uma prática ferramenta para começar o estudo de uma língua ou para consolidar seu conhecimento é o Duolingo. O aplicativo e o site consistem em uma trilha de exercícios dividida em alguns níveis com diversos módulos temáticos. Para a configuração em português existem 6 idiomas disponíveis: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e esperanto, mas se já souber o básico de inglês pode configurar para esta língua e ter acesso ao curso de mais de 30 outras. Nesta configuração existem ainda as histórias que treinam o idioma fora dos módulos por meio de contos interessantes no qual se deve completá-los.
O aprendizado dentro do Duolingo ocorre por meio de lições fragmentadas em temas e níveis no formato de jogos, onde são treinadas a gramática, a escrita, a escuta e a fala. Ao longo do seu progresso, as lições são revisadas e podem ser repetidas sempre que desejado, de forma a fixar o conteúdo.
A cada módulo realizado há recompensas em pontos, pedras preciosas e coroas, com elas você pode comprar itens na loja ou subir de nível. Existem alguns desafios de conquistas específicas que oferecem ainda mais ganhos. Há também como seguir outros usuários para comparar seu progresso e tem como competir com outras pessoas nas divisões rankeadas, estimulando o uso.
O cadastro é gratuito e ao escolher um novo idioma é possível fazer um teste para descobrir seu nível. Existe a conta paga, o Duolingo Plus, que remove os anúncios e oferece alguns outros benefícios. O mais interessante da ferramenta é que as sessões nunca são iguais, ela salva os dados de erros e acertos do usuário e os utiliza para customizar os treinos.
O aplicativo existe desde 2011 e se torna cada dia mais completo, sendo uma excelente opção de estudo. Já existe até podcast do Duolingo, ajudando ainda mais na imersão da escuta. Uma atualização recente adicionou vidas que se recuperam com o tempo (ou são ilimitadas com a assinatura do Duolingo Plus). Você já conhecia? Já utilizou? Como foi sua experiência com o app?
E como é sua relação com outras línguas? É algo que você prioriza aprender? Já perdeu ou ganhou alguma oportunidade devido ao conhecimento ou não de um idioma? Sabia de todos os benefícios envolvidos?