ÉTICA

ÉTICA

A ética é objeto de estudos há milênios, porém, nunca se falou tanto em ética como nas últimas décadas, tornando-se assim um dos principais requisitos quando da escolha do profissional para qualquer área de atuação. O fato de enfatizar esta ciência, deve-se à necessidade dos seres humanos agirem de acordo com uma consciência pura, livre de dogmas, preconceitos, è a formação moral desejável. MAS, AFINAL, O QUE VEM A SER ESSA TAL DE ÉTICA? Aurélio define ética como:“1.Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. 2.Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.” Se olharmos a etimologia da palavra, ou seja, a origem da palavra, ética vem do grego Ethos, que significa “costume”, referindo-se aos usos e costumes de um determinado grupo social. Já quando colocado com a entonação Éthos (com acento), o termo pode ser entendido como domicílio, moradia, morada habitual, passando a designar a maneira de ser habitual de alguém. Do termo grego surgiu a variante latina mos ou mores (no plural), que significa costumes e de onde derivou o termo “moral”. Portanto, ética, moral e hábito de ser bom ou hábito de ser mau, são conceitos que estão intimamente ligados, com a ética podendo ser definida como “um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade”.

Apesar dos conceitos com origens idênticas, alguns autores entendem que ética e moral não se confundem, defendendo que ética nada mais é que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros, enquanto que moral tem a ver com normas, ou seja, a moral estabelece regras para garantir a ordem.

Tipos De Ética Existe, no entanto, uma corrente que defende que não existe diferença entre os dois conceitos mas sim duas diferentes éticas, sendo que moral pode, também, ser definida como sendo a ética legal, ou seja, “eu sou ético porque existe uma norma que me obriga a ser bom”, em contraponto com “eu sou ético porque eu sou bom, ou, tenho uma boa índole”. Em seu artigo publicado na rede mundial de computadores, Dias enumera cinco características do profissional ético e afirma que : “ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores. Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Algumas das características básicas de como ser um profissional ético é ser bom, correto, justo e adequado. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais.

Eis algumas das principais:

 1. Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios.

 2. Ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia.

3. Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer para depois julgar as pessoas.

4. Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios.

5. Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.

E quem não é profissional, será que também pode ser ou não ético? Claro que sim. Pode-se dizer que existem vários tipos de éticas, como a ética profissional (citada por Dias), a ética social, ética pessoal, só para mencionar algumas.

Hoje, cada profissão regulamentada (e até aquelas que ainda não têm regulamentação), possuem seu próprio código de ética: Código de Ética do Contabilista, Código de Ética Médica, etc. E, aproveitando o exemplo médico, temos, também, um exemplo de ética social: em algumas sociedades pode ser considerado falta de ética usar animais como cobaia em pesquisas científicas, enquanto que em outra sociedade tal fato pode ser encarado com naturalidade. Atualmente fala-se muito em pesquisas com células tronco, uso de embriões humanos congelados, etc. Para alguns é perfeitamente plausí- vel. Para outros é anti-ético.

 E, nestes casos, quando envolve conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, é chamado de bioética. Mas, afinal, qual é a importância da ética na vida do ser humano? Porque ser ético? Para Coelho e Benincá: “a ética assume um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade: é ela que determina e “bem agir “.A vida política e social de uma determinada comunidade é influenciada pela ética.” Como se vê, o termo ética está intimamente ligado a termos como “bem”, “mau”, “bem agir”, dentre outros. São várias as pessoas que comungam com o pensamento do filósofo grego Aristóteles, o qual afirmava que o homem somente alcançaria a felicidade plena na medida em que exercesse a prática do bem e da moral, ou seja, na medida em que fosse ético. Estas pessoas formam uma corrente que entende que o homem somente alcança a felicidade com a prática permanente da moral. É a ética do ponto de vista filosófico. A partir da segunda metade do século passado o mundo passou a viver uma verdadeira revolução, com a chamada “globalização”, que poderia também ser chamada de “mundialização”. Neste novo contexto temos de pensar em “novas éticas”, já que diversas empresas estrangeiras se instalaram no território nacional, com empregados locais e, ainda, empresas nacionais se instalaram no exterior. No caso da inteligência competitiva, por ser uma atividade que se originou do “desemprego dos espiões” da guerra fria, é uma atividade de origens tipicamente estrangeiras, extremamente nova no Brasil. Existem vários tipos de éticas, de acordo com o momento ou o local no qual estamos inseridos. Só para mencionar algumas, temos a ética social, a ética global, a ética profissional, a ética pessoal, etc. De qualquer forma, um conceito parece ser comum a todas elas: o bem agir, o agir com decência ou, utilizando uma terminologia mais popular: não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você. Em qualquer campo da vida, seja profisional, pessoal, religioso, etc.


Referencias Bibliográficas: ” (DIAS, Bruno - O que é ser ético entre outros. Disponível em Link: <http://www.jornalexpress. com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=16452&id_noticia=5. Acesso em 20/08/2009.) Como se percebe, Dias fala do “profissional ético> ”.

(COELHO, Aline M. e BENINCÁ, Paulo, 2006, p.13)



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos