Ética , Cultura e Propósito , humanizando a governança corporativa.
Ética , Cultura e Propósito nas empresas - Parte do PFCC (Programa de Formação e Certificação de Conselheiros) da @Board Academy
Artigos anteriores sobre ESG , Capitalismo Consciente , Governança e Comunicação Corporativa , precisam de uma cultura ética , com valores fortes. O fator humano é chave !
A boa governança deve estar integrada a uma cultura ética e a um ambiente plural e inclusivo criado por lideres virtuosos na busca por um propósito mais amplo, alem do resultado financeiro.
Estabelecer uma cultura ética é a chave para incentivar comportamentos éticos nas empresas. “A ética não é apenas sobre fazer a coisa certa , mas também sobre construir relacionamentos de confiança e respeito mútuo no ambiente de trabalho”
Sem a incorporação desses aspectos relativos ao fator humano , a governança corporativa correrá sério risco de se tornar um mero formalismo vazio no dia-a dia das empresas. Não queremos isso , mas sim uma empresa consciente.
Cultura ética significa uma parcela da cultura da organização que visa estimular decisões e comportamentos éticos por meio de dois sistemas de valores:
• Sistema formal ou tangível: Código de conduta, declaração de missão, política de contratação, avaliar o desempenho, promover e substituir as pessoa.
• Sistema informal ou sinais implícitos, invisíveis sobre o comportamento esperado das pessoas: Regras não escritas para sobreviver e prosperar e e atitudes das lideranças.
O que significa ter uma forte cultura ética ?
Ter confiança vertical, entre diferentes níveis hierárquicos, e horizontal, entre pares;
Ter elevada transparência e prestação de contas;
Ser uma organização com ambiente seguro e segurança psicológica;
Ser uma organização justa (alocação de recursos, acesso a informação, acesso a promoções, créditos pela boas idéias e etc...;
Ter empatia, motivação intrínseca, motivação interna;
Promover diversidade em todas as suas dimensões, pluralidade cultural, de formação, de ideia, de experiências, de gênero e etc...
Ter senso de propósito, fazer parte de algo maior e duradouro
Cultura organizacional :
É um pensamento coletivo , modelo mental;
É um reflexo do que fazemos todos os dias. De como nos engajamos e reagimos;
Recomendados pelo LinkedIn
É o espirito , alma, do negocio;
Orienta o comportamento e gere o talento;
Com propósito e valores claros;
É o jeito de SER e FAZER !
Empresas com uma cultura sólida costumam apresentar um bom ambiente de trabalho, além de maior engajamento e motivação dos colaboradores.
Todos esses fatores contribuem para o cumprimento dos resultados planejados e por manter profissionais qualificados e alinhados com a cultura e os objetivos da organização.
Porque é tão importante compreender a cultura e os valores de uma empresa ?
Valores e comportamentos orientam a cultura, a cultura orienta a satisfação dos funcionários, a satisfação dos funcionários orienta a satisfação dos clientes, a satisfação dos clientes orienta o valor aos acionistas.
Humanização da governança corporativa e dos conselhos consultivos . O Conselheiro Consultivo deve ser:
✓ Leal;
✓ Ético;
✓ Alinhado aos propósitos e com a cultura da empresa;
✓ Fomentar mudanças positivas no meio ambiente onde atua e transita.
Os membros do conselho devem auditar a cultura, ou seja, devem sair a campo, “ir no terreno” ! Ouvir as pessoas , e isso não se aprende ficando somente nas salas dos conselhos;
Procurar possíveis problemas na cultura da organização.
Conselheiro é um agente importante para apoiar a empresa na definição, implantação e vivência de uma cultura com propósito.
Não cabe ao conselho administrar o processo, mas pedir informações e dar feedback e orientação.
“Não há nada mais contagioso como o exemplo” , dar o exemplo é a melhor opção.
Director of Infrastructure & Technical Operations at Connected Solutions Business Line (CXS) | MBA in Information Security, Risk and Compliance
4 mÓtimo conselho.